quinta-feira, 28 de março de 2013

CORREGEDORIA DA CASA ABRE SINDICÂNCIA, FUNCIONÁRIO FAZ PROTESTO.


Talvez os menos desatentos não perceberam como a corregedoria da instituição virou um grande centro de comediantes.

No final da reportagem a nota da fundação foi que " a corregedoria da instituição vai abrir sindicância para apurar as denuncias".

Ai perguntamos vai apurar quais denuncias?. e contra quem?

Se a corregedoria fosse um órgão sério, não precisaria apurar nada, era só assistir a excelente matéria exibida pelo Jornal da Band e tomar as devidas providências.

Mas como sabemos que este departamento é um exclusivo setor carregado de "Animus fudendis funcionarius", com certeza vai arrumar uma bela roupinha  jurídica para vestir o bonequinho da omissão praticada pela direção da instituição e sua falta de politica governamental para o setor, e assim, justificar esta bela denuncia.

Mas também pode nosso nobre mágico corregedor, arrumar um otário de plantão intitulado servidor da fundação e dizer que este é o responsável pelas rezas, e com aquele belo jargão que poderá ser lançado a imprensa " segundo a apuração da corregedoria da instituição o otário servidor da unidade tal é quem reunia secretamente os jovens e os obrigava a realizar a reza do PCC mirim, sob a ameaça de que se não o fizessem seriam torturados" kkkkkkkkkkkkk me desculpem mas não aguentei e tive que rir dessa minha viajada na maionese, mas que não é muito difícil de acontecer.

Até quando os servidores vão aguentar esse tipo de mediocridade por parte da instituição?. Até quando os trabalhadores irão servir de esparro para as mazelas cometidas pelos incompetentes diretivos?. Até quando seremos obrigados a ver adolescentes andando com celulares na cinta e ameaçando os funcionários que não fizerem vistas grossas?. Até quando teremos que ouvir nosso mágico corregedor dizer igual a um disco furado "vamos abrir sindicância para apurar as denuncias?. Eu lhes pergunto até quando?.

Fiquei tão traumatizado com a morte do companheiro DINEI e com essa matéria do Jornal da Band e mais ainda com a afirmação de que os adolescentes tem livre acesso a celulares e a drogas que na noite passada tive um pesadelo que vou descrever aqui. Foi mais ou menos assim meu pesadelo:

Corregedor liga pro Interno da Raposo tavares e diz assim: e ai ladrão bele como ta ai mano tudo nosso? e o Interno responde: E ai seu correge bele tudo pá, aqui o baguio é nosso mano. E o correge responde : Ai mano vai ter que da um pá na rapa ai que o barato ta doido aqui fora se ta ligado, porque um FDP de um funça safado, filmo a parada da reza ai mano e lançou na tela da Band e o bixo ta pegando pro nosso lado aqui se ta ligado? E o interno responde: Ai seu correge se vira ai no mundão e da seus pulo ta ligado, porque se tira a parada dos manos aqui o baguio vai vira e a treta vai ser feia, fala para a Bere ai segura a onda que é nois aqui na fita e lança quem é o funça cagueta que nois da um trem bala nele certo? e ai o correge responde: Firmesa mano vó levanta quem é o patifão e passo a fita pros mano faze um corre nele ai ta ligado?

Nessa hora acordei assustado e gritando Edsão meu camarada sai fora dai porque o cara vai te caguetar e os ladrão vão te dar um trem bala?

Minha esposa assustada perguntou que isso, esta delirando e eu respondi foi um pesadelo mais parecia realidade.

Os trabalhadores não podem e não devem mais aceitar esse tipo de situação, não devem aceitar que seus pescoços continuem na guilhotina a espera da lamina da incompetência do estado e da omissão do gestor publico continue a decepar suas cabeças, até quando esperar?.

Se a cada vez que o Corregedor da Fundação fosse a Imprensa dizer vamos abrir sindicância para apurar as denuncias, os servidores fizessem um Ato Publico de protesto ou de desagravo e desmascarassem esse cidadão, com certeza a nossa realidade  seria outra.

Mas pelo jeito os servidores preferem ficar se lamentando a espera de chegar a sua vez para ir mansamente para a guilhotina, isso tem que acabar, temos que dar um basta a hipocrisia e mediocridade desta direção e dessa corregedoria.

Neste sentido proponho que façamos até o dia 15.04 um Ato Publico em frente ao prédio da OAB/SP e em seguida uma passeata passando pelo Ministério Publico Estadual que também tem se omitido dessa situação, e terminemos o Ato em frente ao Ministério Publico Federal na Av, Paulista e exijamos que este faça uma intervenção na Fundação CASA/SP, uma vez que se os órgãos estaduais se omitem, então requeiramos nossos direitos garantidos no artigo 5º da Constituição Federal. Pense nisso é Hora de reagir e não mais de se calar.

quarta-feira, 27 de março de 2013

ACONTECIMENTOS DA FUNDAÇÃO CASA QUE A IMPRENSA NÃO DIVULGA


Novo Diretor no Internato Vila Conceição

Depois do triste episódio ocorrido no ultimo dia 22.02 no Internado Vila Conceição, que teve um saldo de vários servidores feridos e onde assistimos a mediocridade da corregedoria  e assessoria de imprensa da Fundação ameaçarem os servidores para que estes não falassem com os jornalistas, além da postura inadequada do diretor que ali estava, obrigando o Deputado Antonio Mentor ir verificar pessoalmente as péssimas condições de trabalho e a situação grave que se encontravam os servidores.

A direção da Fundação CASA num ato de lucidez, substituiu o diretor que ali estava e colocou no ultimo dia 16.03 o Sr. Éder que possui vasta experiência e vem da base.

Éder  já trabalhou como Agente de Apoio Técnico no Tatuapé, Coordenador na Vila Maria e de Segurança em Itaquera.

Nosso Blog ao pesquisar junto a servidores que já trabalharam com este novo diretor, só encontrou elogios sobre a pessoa deste, pois sempre se mostrou um profissional dedicado, conhecedor das atividades desenvolvidas, com uma postura ética perante os servidores e adolescentes, mas acima de tudo sempre se mostrou muito solidário com todos os colegas de trabalho.

Desejamos ao Sr. Éder boa sorte e colocamos a disposição nosso blog para divulgar os trabalhos que forem desenvolvidos de agora em diante no I.V.C,  esperamos assim que autoestima dos servidores daquela unidade se restabeleça e que a Direção da Fundação não apenas coloque um bom diretor a frente da Unidade, mas que lhe de realmente as condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia.

Reunião dos Assistentes Sociais da Fundação CASA

Revoltados com a exclusão dos assistentes sociais da proposta de reajuste de 2013 e com outras ocorrências que vem acontecendo dentro da Fundação CASA, um grupo de profissionais deste setor solicitou uma reunião com o Deputado Antonio Mentor PT/SP

A reunião foi confirmada pelo Deputado e será realizada no dia 04.04.2013 as 16:00 horas em seu Gabinete  na Assembléia Legislativa de São Paulo localizada no Pq. do Ibirapuera .

Ouvido pelo nosso blog, o Deputado Antonio Mentor Manisfestou seu repudio a postura adotada pela Fundação CASA em relação aos assistentes sociais e aos demais profissionais que foram discriminado em seus direitos, além de manifestar sua alegria de poder servir a este trabalhadores pois seu mandato tem uma relação com esta categoria que vem de anos  como bem disse Mentor  "será uma alegria imensa recebe-los e poder ajudar esta categoria tão sofria..... coloco-me sim a disposição  e toda a estrutura de meu mandato para ajudar estes trabalhadores no que for preciso para conquistarem seus direitos".

Esperamos que desta reunião com O deputado Antonio Mentor sujam perspectivas para esses trabalhadores e trabalhadoras, que tem uma papel tão importante quanto os demais na recuperação dos jovens infratores.

Deputado Visitará Unidades de Ferras e Guaianazes

Seguindo o cronograma de visitas as unidades da Fundação CASA, o Deputado Antonio Mentor, no dia 04.04.2013 das 09:00 horas as 14:00 horas estará visitando as unidades de Guaianazes e Ferras de Vasconcelos.

Tais visitas tem a finalidade de colocar o Parlamentar em contato direto com os servidores e servidoras e ouvir deste as reclamações, bem como apurar as denuncias que são enviadas constantemente ao gabinete ou a sua assessoria, para assim fortalecer as intervenções do parlamentar na audiência publica em que esta convocada a Presidente da Fundação CASA Berenice Gianela, além de  fortalecer o relatório que esta sendo elaborado por ele.

A escolha destas duas unidades, foram motivadas em função de denuncias de abuso de poder , assédio moral e sexual  possivelmente cometido contra servidoras da instituição, bem como os relatos assustadores da falta de segurança e ameaças constantes sofridas por servidores e falta de controle dos internos.

Em uma das denuncias recebidas pela assessoria do Parlamentar, os servidores relatam que um dos veículos da fundação foi alvejado por bandidos quando fazia transporte de adolescentes, colocando em risco a vida dos servidores.

Orientamos aos trabalhadores destas unidades para que não se intimidem, pois a visita do parlamentar tem como objetivo ouvir os trabalhadores longe das chefias  e caso algum trabalhador se sinta pressionado ou com medo de falar é só escrever as denuncias em um papel e entregar ao Deputado. 
O que os trabalhadores e trabalhadoras tem que entender é que não podem e não devem ficar calados diante de abusos de poder ou de assédios morais ou sexuais cometidos contra estes, pois saem de suas casas para ganhar o pão de cada dia e assim conquistar suas dignidades e certo é que, o trabalho deve trazer dignidade a pessoa humana e não medo e nem adoecimento. Não se cale.

TUMULTO NO INTERNATO FAZENDA DO CARMO UM SERVIDOR FERIDO

Na tarde de ontem terça 26.03, ocorreu uma tentativa de rebelião na no Internato Fazenda do Carmo, região de Itaquera - SP.

O tumulto segundo informações apuradas pelo nosso blog, foi motivada pela tentativa de fuga promovida pelos adolescentes e frustrada pelos servidores que a tempos vem reclamando das péssimas condições de trabalho e de segurança naquela unidade.

terça-feira, 26 de março de 2013

FUNDAÇÃO CASA ABATE MAIS UM, ATÉ QUANDO ESPERAR?

Mais um trabalhador da Fundação CASA é assassinado, e fica a pergunta o que vai ser feito para mudar isso?

Dessa vez foi o companheiro DINEI PEREIRA, assassinado covardemente. A não ser as manifestações de solidariedade expressadas pelo facebook, nada foi ou esta sendo feito para mudar esta situação.

Assim, no futuro continuaremos a ver online pela tela de nossos computadores novas noticias  de companheiros a serem assassinados, ou talvez  não nos reste melhor sorte e poderemos ser nós mesmos as manchetes.

Mas o que é uma vida ou mesmo a integridade física e psíquica diante de 5, 10, 15 ou 17% de aumento? Claro que não é nada, visto que na assembléia notadamente a maior preocupação era quanto vamos ter de reajuste ou em qual letra ou nível eu vou ficar.

Enquanto isso o fator segurança, condições de trabalho, a dignidade e o bem mais preciso a vida sempre ficam em segundo plano. Assim nosso ilustre patrão vai aos poucos nos abatendo um a um.

Alguns trabalhadores parecem ter memória curta, ou as vezes se fazem de avestruz, pois quem se lembra da época  onde o funcionário que era desafeto de seu coordenador, chegava no plantão e não via seu cartão na chapeira pois estava demitido, afinal era tratado como celetista e o chefetinho  abusava desse artificio e da ilustre palavra " fica quieto se não te mando embora".

Assim como carneirinhos a maioria dos servidores acabavam ficando quietinhos com seu medo de perder o emprego.

Mas derrepentemente, um lunático começou a dizer olha gente temos direito a estabilidade de servidor publico e não podemos ser demitidos assim.

Ai algumas almas penadas que viviam a degustar ovos chefianos e se esbaldavam em ameaças aos subalternos entoaram o bordão ele é louco.

Também lembremos que os  grandes complexos colocavam os servidores em risco constante, a cada rebelião dezenas de companheiros estavam mutilados ou condenados por tortura ou ainda como o saudoso ROGERIO ROSA morto em seu local de trabalho.

Mas quando lunáticos discursavam pequenas unidades grande negócios, muitos se revoltavam visto que, a hora extra era mais importante que um trabalho saudável e seguro, era melhor ficar 30 dias internado dentro da Fundação fazendo horas extras do que ter saúde e qualidade de vida.

Mas ai vem um monte de prisões no Complexo Vila Maria, acusações de tortura e junto com elas 1751 demissões e toda categoria fica atônita e assustada. Percebem então que não adiantava ganhar um monte de horas extras em um dia e ficar sem emprego no outro, perceberam que quanto maior a unidade maior o risco de vida, mais que isso perceberam que apenas os loucos tinham idéias sensatas.

Assim como no Titanic agarraram-se nas balsas lançadas pelos loucos e nadaram e nadaram até serem salvos pela reintegração e pelo reconhecimento da estabilidade e olhe que não é qualquer estabilidade, é uma estabilidade privilegiada, pois além de ser estável e não poder mais ser demitido ao bel prazer dos chefetinhos, ainda goza do direito do FGTS dos funcionários privados.

Somos a unica categoria que tem este privilégio e reconhecida oficialmente pelo poder judiciário, servimos de referência a muitas outras categorias, além do que, fomos a unica a quebrar ao meio a OJ5 ( Orientação Jusrisprudêncial numero 5) do TST que impedia os servidores públicos de terem dissidio coletivo.

Ao retirarmos da mão do patrão o poder da demissão, conquistamos claramente  a capacidade de enfrenta-lo sem medo, pois somente através de um processo que tenha os direitos previstos no artigo 5ª da CF, quias sejam o direito da ampla defesa, do contraditório, do devido processo legal. Só assim é que poderemos ser penalizados e demitidos.

Assim nosso ilustre patrão se viu acuado ao perder o seu pleno poder de decepar nossas cabeças a qualquer momento, e mudou de estratégia fazendo negociações mesquinhas, aplicando reajustes miseráveis e assistindo com alegria seus servos se digladiarem na arena por ele montada.

A conquista da estabilidade deveria ter servido para aumentar o poder de organização de nossa categoria, para lutar não só por reajustes miseráveis e PCCS inaplicáveis,  mas para conquistar respeito, dignidade, segurança, garantia de vida, bem estar  e o principal, por uma Fundação verdadeiramente de carreira, onde os cargos de comando e de poder de decisão viessem através do voto direto de quem trabalha na ponta do espeto.

Mas ao invés disso, o que vemos é uma categoria rachada pelas migalhas lançadas, sem perceber que suas vidas estão correndo perigo na mira dos canhões de Navarone, que aos poucos se organizam e se fortalecem para nos trucidar e apresentar nossas cabeças como troféu iguál aconteceu com o companheiro DINEI.

Me entristece ver as falas de alguns Avestruzes que, ao invés de enxergarem que as conquistas serviram não para beneficiar o individualismos, mas para beneficiar o coletivo, mais que isso para acumular forças para conquistar um bem muito maior, o de sermos dirigidos em nosso trabalho por pessoas que realmente sejam formadas lá no local de trabalho e por tanto conhecedoras de nossa realidade e de nosso dia a dia.

Não podemos mais aceitar que nosso trabalho que é tão importante para a sociedade continue sendo comandado por cargos políticos, por pessoas despreparadas que acabam talvez por desconhecimento ou talvez por maldade nos colocando na esteira dessa maquina de moer gente chamada Fundação CASA.

Quantos companheiros mais teremos que perder ou será que teremos que ser nós mesmos as próximas vitimas para assim acordarmos de nosso egoismo.

Será que a garantia de emprego e estabilidade não é uma ferramenta importante para nossa organização. Me parece que não, pois ou por falta de memória ou por perda de privilégios ao ouvir do avestruz que  "estou a 10 anos na fundação e nunca nunca vi conquistar nada" ou " tomei 5 dias de gancho porque fiz aquela greve da reintegração" me reforça a ideia de que estava corretíssimo  o saudoso escritor Nelson Rodrigues ao afirmar que: " o mineiro só é solidário no cancer".

ANTONIO GILBERTO DA SILVA.





domingo, 24 de março de 2013

ASSEMBLÉIA DA FUNDAÇÃO CASA - VITÓRIA OU DERROTA - CADE A DEMOCRACIA. VEJA OS VIDEOS E TIRE SUAS CONCLUSÕES




Não queremos aqui de forma alguma apontar erros ou acertos, legalidades ou fraudes, mas como cidadãos temos o dever de servir a democracia.

Democracia significa respeitar a opinião do outro, o ponto de vista alheio, as diversidades, pois assim poderemos dizer que somos democráticos.

sábado, 23 de março de 2013

Ganhamos mas não levamos...

Este Post aabaixo foi excluido de um outro Blog muito visto pelos funcionários da Fundação Casa.

FOI BOM SENDO RUIM...
Hoje tivemos a maior assembleia que essa categoria já viu. Cerca de 1200 funcionários de diversas áreas da Fundação Casa estavam lá para que em regime de votação, se aceitavam o plano da Fundação ou se não aceitavam e decretavam greve.
Eu estava lá e omiti minha opinião somente no local, e minha voz era GREVE, porém estava apto a aceitar o que a maioria votasse. Mas infelizmente o que se viu foi uma manipulação da votação. O nosso presidente do sindicato simplesmente ignorou a maioria e como estava com o microfone disse que era não a greve e sim a aceitação da proposta da Fundação. Ele não repetiu a votação e mesmo sobre veementes protestos não dividiu os votantes por lado, pois era evidente que o lado da greve estava pelo menos em 70% e quem não queria greve e aceitava a proposta estava em 30%.
Convenhamos companheiros, todo o processo foi de uma infelicidade total. O plano em si é um esculacho. Tinha o comprometimento do secretário de estado que não se cumpriu depois o plano foi apresentado de uma forma esdrúxula para ninguém entender, ai tivemos a audição na Assembleia dos deputados estaduais, onde a categoria mostrou uma articulação e força nunca antes alcançadas, assustando o governo do estado. Depois houve a assembleia que o sindicato tentou explicar o plano e induzir a categoria a aceitar bovinamente o plano. O sindicato viu que a categoria estava fechada e o presidente foi obrigado a decretar estado de greve. Daí foi uma correria para a Berenice em Videoconferência, em reunião com gestores de Centro e destaques no portal da Fundação para explicar o plano. Particularmente acho que um plano para uma categoria de 12 mil funcionários que não é rapidamente entendida é porque pode se querer confundir de propósito.
Bem, na calada da noite de sexta feira a Fundação da uma letrinha para o pessoal do administrativo e operacional, deixando de lado os técnicos e enfermagem e mais nada para os socioeducativos.
A Assembleia de hoje já começou de uma maneira estranha porque diferente da semana passada foi votado a hora para terminar, indicando que havia uma tendência, todo mundo que ia falar a favor da greve tinha dificuldades para falar e o mais impressionante foi na hora da principal votação aconteceu um fenômeno. Nitidamente levantaram a mão muito mais pessoas contrarias ao plano e a favor da greve, mas reconheço que muita gente aderiu ao plano. Porém de forma estranha o Presidente do Sindicato não fez contagem e não repetiu a votação, mesmo quando indignados funcionários subiram ao palco e orientaram aos que não aceitaram o plano fossem para o lado esquerdo do galpão e ficou evidente que a maioria, pelo menos uns 70% queria a greve.
Para finalizar o presidente agradeceu e encerrou a assembleia decretando a aceitação do plano pela categoria.
Sendo objetivo, o que foi supostamente aprovado não foi tão ruim, apesar de não haver efetivamente reenquadramento, subida automática de nível ou mesmo um reajuste que realmente suprisse nossas necessidades era o que tinha para hoje, considerando o governo que temos e a diretriz da Fundação perante o trabalhador, mas NÃO foi que a categoria de fato decidiu. Infelizmente essa postura foi o enterro político dos dirigentes do sindicato. Talvez só se salvem se a fala do plano de continuação da negociação evolua e se concretize antes do próximo ano.
                                                                       Claudio Marques - O Pirata                      

segunda-feira, 11 de março de 2013

SEDE DA FUNDAÇÃO CASA BALANÇA E BLOG ESTOURA EM ACESSOS

Após a publicação do requerimento do Deputado Antonio Mentor convocando a presidente da Fundação CASA/SP a prestar explicações sobre a situação por qual atravessam os servidores da instituição, nosso blog bateu um recorde de acessos.

Em apenas 24 horas depois de sua publicação este já havia sido acessado por mais de 4000 leitores, o que nos surpreendeu e muito, pois demonstra o grande interesse de diversos setores da sociedade sobre este assunto.

Mas o que nos chamou nossa atenção foi o numero de ligações que recebemos de trabalhadores da sede da Fundação que ao mesmo tempo que parabenizavam a atitude do Deputado em convocar a presidente da Fundação para prestar explicações, também faziam questão de frisar que o nome do Gilberto  Ex presidente do Sitraemfa e atual assessor do Deputado Antonio Mentor era comentado abertamente por membros da cúpula da Fundação, como o responsável pelos encaminhamentos feitos pelo parlamentar buscando mostrar a verdadeira realidade da instituição.

Cabe aqui ressaltar que, apesar da vasta experiência acumulada pelo companheiro em 18 anos de serviços prestados a Fundação e dos 6 anos que este esteve a frente do Sitraemfa como presidente, o companheiro tem apenas a função de assessorar o Deputado Antonio Mentor, colhendo as informações e apurando as denuncias, levando estas ao parlamentar com a maior fidelidade possível, ficando a cargo do parlamentar tomar todas as providências e encaminhamentos que este achar necessário diante das convicções que lhe convém.

No mesmo sentido ficamos impressionados em saber que o fato do companheiro Gilberto ter auxiliado o Diretor do Sitraemfa Assis a elaborar um documento para resguardar os direitos dos servidores da Unidade Vila Conceição que foram vitimados no episódio da rebelião do dia 22.02, trouxe  a este diretor represálias e desconfiança por parte de diretores ligados ao grupo da Senhora Maria Gusmão, como nos informou um trabalhador da base que presenciou criticas de alguns Diretores ao Diretor Assis.

Gostaríamos aqui de ressaltar que o papel da assessoria do Deputado Antonio Mentor é  de auxiliar os trabalhadores, dirigentes sindicais e todos aqueles que se colocarem na defesa dos direitos dos trabalhadores, independente de posição politica,  disputa eleitoral ou qualquer outro advento ou questão e por isso aproveitamos aqui para parabenizar o Diretor do sindicato Assis que, visando incondicionalmente defender aqueles trabalhadores que estavam ali fragilizados, com humildade e responsabilidade conduziu juntamente com o assessor Gilberto  uma solução para combater os abusos e arbitrariedades que naquele momentos estavam sendo cometidas contra os servidores.

A direção do sindicato deve entender que os trabalhadores neste momento não querem saber de disputa eleitoral ou politica, mas sim de soluções para seus problemas e todos aqueles que  puderem contribuir para resolve-las serão bem vindos.

Agora fica aqui uma pergunta: o companheiro Gilberto esta a quase 5 anos longe dos quadros da Fundação e do Sindicato porque será que ambas as direções tem tanto medo da presença deste e de suas ações?

" aqueles que enfrentam os poderosos e os opressores com coragem, jamais pelos humildes serão esquecidos e pelos que se julgam fortes sempre serão temidos" sun tsu


sábado, 9 de março de 2013

COPIA DO REQUERIMENTO CONVOCANDO BERENICE GIANELLA A DEPOR NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA




AO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, DA CIDADANIA, DA PARTICIPAÇÃO E DAS QUESTÕES SOCIAIS








Requeiro, nos termos do artigo 20, inciso XIV da Constituição do Estado de São Paulo e do artigo 31, inciso V da XIV Consolidação do Regimento Interno, a CONVOCAÇÃO da Sra. Berenice Maria Giannella,  Presidente da Fundação CASA,  para prestar esclarecimentos sobre as recentes rebeliões ocorridas nas unidades da fundação e as graves denúncias formuladas pelos funcionários que relatam a falta de segurança, o que vem colocando em risco a vida e a integridade física de internos e funcionários, bem como esclarecer sobre o  número reduzido de funcionários por unidade relativamente ao número de internos  e providências adotadas pela Administração para apuração dos fatos e medidas de prevenção de rebeliões, conflitos e superlotação nas unidades.



JUSTIFICATIVA


Em Audiência Pública realizada no dia 20 de fevereiro na Assembleia Legislativa de São Paulo, funcionários da Fundação Casa (antiga FEBEM) apresentaram denúncias sobre as precárias condições de trabalho e insegurança a que estão submetidos nas unidades da Fundação.

Apesar de o governo insistir em propalar a versão de que as rebeliões na FEBEM fazem parte do passado, funcionários convivem ainda hoje com graves e violentas rebeliões, muitas admitidas apenas como meros tumultos pela Fundação.  

No ultimo dia 21 de fevereiro de 2013 a situação se agravou e mais uma rebelião ocorreu em uma das unidades, a Unidade Internato Vila Conceição, na zona leste de São Paulo, onde internos da Fundação fizeram uma rebelião rendendo funcionários que tiveram lesões físicas e foram encaminhados a hospitais da região. Os internos destruíram parte do Complexo e foram colocados em espaço reduzido que não havia sido destruído.

A situação é preocupante e não se restringe a algumas unidades tendo em vista relatos de que rebeliões em outras unidades também vêm ocorrendo com frequência e somente na última semana, duas unidades tiveram rebeliões.

Além da rebelião na Unidade Internato Vila Conceição, outra rebelião ocorreu na Unidade Jatobá, localizada na Rodovia Raposo Tavares, onde um grupo de internos queimou mesas, cadeiras, portas e agrediram funcionários no início da noite do dia 23 de fevereiro.
A Fundação Casa não tem garantido condições de trabalho com segurança aos funcionários e tem se restringido a encaminhar os casos para a Corregedoria apurar, omitindo-se da sua obrigação de solucionar a situação de insegurança a que estão submetidos funcionários e internos. Nessa lógica de responsabilização e punição de funcionários a Fundação tenta se eximir da sua responsabilidade sobre a falta de segurança nas unidades.
Apesar da propagação de um “novo modelo” com a construção de unidades menores, a realidade é bem diversa da que o governo tenta apresentar. Unidades da Fundação Casa estão superlotadas, com capacidade superior ao  anunciado como ideal para cada unidade e internos dormem no chão em razão da superlotação.
A situação é preocupante e torna-se necessário e premente o comparecimento da Presidente da Fundação para esclarecer a esta Comissão sobre as providências adotadas para que se evitem novas rebeliões e para a garantia de segurança aos funcionários que desempenham suas atividades nas unidades.




SS, 25 de fevereiro de 2013




ALENCAR SANTANA  BRAGA                          ANTONIO MENTOR
Deputado Estadual                                                Deputado Estadual
Líder da Bancada do PT

quinta-feira, 7 de março de 2013

BERENICE GIANELLA VAI TER QUE SE EXPLICAR NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Nesta terça feira 05.03, foi aprovado pela mesa da Assembléia Legislativa o requerimento do Deputado estadual Antonio Mentor PT/SP que convida a Presidente da Fundação CASA/SP a prestar esclarecimentos a comissão de Direitos Humanos sobre as situação critica de segurança e péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os servidores desta instituição.

O requerimento de Mentor aprovado com folga pela mesa e que contou com apoio dos partidos de oposição ao Governo do Estado, foi motivado em virtude de sua visita a unidade V. Conceição em 22.02 e pelo que vem sendo levantado por sua assessoria junto as diversas unidades da Capital e do Interior.

As centenas de denuncias recebidas diariamente em seu Gabinete e os relatos trazidos todos os dias pelos seus assessores destacados especialmente para acompanhar e dar apoio aos servidores da Fundação CASA, deixaram Mentor extremamente preocupado, levando ele a mobilizar outros parlamentares em busca de uma medida efetiva contra os abusos da instituição.

CORREGEDORIA

A corregedoria da Fundação CASA é um dos alvos dos levantamentos do Gabinete do Deputado, pois a impressão que se tem é que este departamento não busca apurar a verdade dos fatos sobre as ocorrências na instituição, mas de buscar uma forma de escamotear a responsabilidade gerencial da Fundação, além do que, fragiliza o corpo funcional a tal ponto criando nesses um adoecimento excessivo.

A intimidação produzida por esse departamento nos servidores tem contribuído e muito para a organização dos jovens e as consequentes rebeliões com vitimas fatais entre servidores e adolescentes.

Como bem disse o Deputado Antonio Mentor ao nosso blog " É um absurdo esses relatos que ouvimos aqui quase todos os dias no gabinete......... A corregedoria tem a função de apura a verdade  dos fatos e buscar punir os responsáveis independente do cargo e da função e não de perseguir e responsabilizar apenas os servidores da ponta quando estes também são vitimas da falta de politica governamental para o setor".

FUNCIONÁRIOS ADOECIDOS

Outro ponto que deixou o deputado Antonio Mentor irritado foi a questão dos servidores adoecidos.

O levantamento que vem sendo feito por sua assessoria tem constatando que os servidores estão sendo intimidados a não se afastarem para tratamento médico, pois aqueles que necessitam de ficar longe do trabalho pára tratarem de sua saúde ao retornarem acabam sendo punidos com a transferência de local de prestação de serviço e que na maioria absoluta das vezes são encaminhados para um local  bem pior do que aquele que gerou o adoecimento do servidor.

Com esse procedimento adotado pela direção da Fundação, os servidores ao retornarem, acabam fincando ainda mais doentes e muitas vezes em situação de penúria.

Dois exemplos foram citados pelo Deputado ao nosso Blog, o caso do servidor  Marcos Costa do Grupo de Apoio ( Choquinho)Vila Maria, que, adoecido se afastou para tratamento e ao retornar foi determinado por sua chefia que ele voltasse a prestar serviço no pátio da Unidade Guaianazes, colocando a vida do servidor em risco.

"Neste caso ingressamos com uma medida cautelar que foi concedida pelo Judiciário Trabalhista que determinou o retorno deste servidor ao Grupo de Apoio, em maio será julgado o processo principal e se mantida a decisão servirá de jurisprudência para todos os trabalhadores do Choquinho".disse  Mentor

Outro caso latente e que o vai cobrar a Presidente da Fundação CASA é do servidor Julio Cesar da Unidade de Marília.

Este servidor foi acometido de um adoecimento grave e que necessita de tratamento permanente, sendo que em sua cidade de origem Marília ele já vem sendo acompanhado por uma equipe médica especializada nesse tipo de problema.

No entanto a direção da unidade bem como a divisão, querendo intimidar os servidores daquela unidade e com intuito de punir o servidor, realizaram a transferência deste para a unidade de LINS, obrigando o servidor não só a percorrer um longo caminho entre as duas cidades para prestar o serviço mas também dificultando o tratamento deste, além de colocar em risco sua vida pois se este durante a prestação de serviço sofrer uma crise  com certeza poderá até morrer, visto que a cidade de Lins não possui medicina especializada para este tipo de problema e a distância pode ser um fator preponderante na vida deste servidor.

Comovido com essa situação e como com as centenas de outros casos que tem sido levantado por sua assessoria o Deputado Antonio Mentor desabafou " Que Governo é esse meu Deus, colocam corretamente o infrator perto de suas famílias  mas o trabalhador que merecia ter um tratamento ainda melhor e com maior atenção ao contrário eles jogam para a morte........essas atitudes nos dão a impressão que a Fundação quer exterminar com seus servidores... onde estão os Direitos Humanos destes Trabalhadores"

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

O assédio moral não é novidade nas unidades da Fundação CASA/SP, esse tipo de prática tem sido comum por chefias nos locais de trabalho e parece que com a omissão da corregedoria e da direção da Fundação cada vez mais ganha força.

Porém um fato que tem ganhado força entre as denuncias é o de assédio sexual praticados por alguns cargos de chefia contra as servidoras, chegando ao ponto de haver perseguição, punição e até mesmo ameaças a  integridade das famílias das vitimas.

O caso mais assombroso é o de um diretor de uma unidade em um município próximo de São Paulo, que segundo relatos chegou a agarrar uma funcionária no interior de seu veiculo e com a recusa e repulsa da mesma pela atitude covarde do cidadão, este a perseguiu e inclusive ameaçou a integridade  física de sua família, causando nesta um abalo emocional de tal monta que a funcionária se encontra afastada por problemas psicológicos.

Procurada pela assessoria do Deputado Antonio Mentor, estes constataram que a servidora esta tão abalada e amedrontada que se recusou a falar com medo de represálias, porém não negou a existência do fato.

Diante das denuncias contra este diretor e também contra um pupilo seu que atua no setor de segurança de sua unidade, a assessoria de Mentor foi buscar mais informações sobre o individuo, e descobriu que este já havia sido diretor  em uma unidade no antigo Complexo Tatuapé e em outra unidade também em um município vizinho a Capital.

Em sua passagem no Complexo Tatuapé, este senhor teve um episódio igual com uma servidora que inclusive chegou a gravar uma de suas investidas contra esta, levando ao Sindicato tal denuncia que encaminhou  a então presidente Maria Luiza Granado que acabou não fazendo nada.

Pelo que descreveu os servidores nas denuncias contra este senhor, esta prática por parte dele é comum e segundo uma servidora da unidade que disse " Ele se disfarça de evangélico, mas nunca vi um evangélico que bebe e usa drogas,  fazer o que ele faz com as funcionárias de evangélico ele não tem nada".

Esse tipo de atitude praticada por qualquer cargo com poder de mando é repugnante e deve ser rechaçada.

Amanhã dia 08.03 será comemorado  o dia internacional da mulher, as servidoras da Fundação CASA/SP que sofreram ou que sofrem esse tipo de abuso por parte de suas chefias tem o dever moral de denunciar, para que assim possamos combater severamente esses crápulas que usam de seus cargos para coagir as trabalhadoras e mães de família a servir aos seus caprichos sexuais.

As servidoras merecem igual ou maior respeito por parte de quem gere a instituição  pois estas são verdadeiras guerreiras, com uma coragem invejável, pois além de passarem 12 horas por dia enfrentando infratores em péssimas condições de trabalho e de segurança  na maioria das vezes ainda chegam em suas residências exaustas e ainda tem que cumprir uma outra jornada de trabalho como mães e esposas e só por isso merecem osso respeito e admiração.

Não ao assédio moral  e sexual praticado contra as servidoras da Fundação CASA/SP.

Não se cale, denuncie, pois a grande arma desses crápulas e o medo, por isso colocamos a disposição os tels do Gabinete do Deputado Antonio Mentor e de sua assessoria.

Fone 11 - 38844395 gabinete
        11 - 976333873 gilberto

CALOU-SE O CHORO DO NOSSO CHORÃO





O Brasil acordou ontem com um brilho a menos no  céu, até a natureza demonstrou sua tristeza, pois na sua cidade natal o céu chorou e bastante desabando lágrimas que inundaram ruas e avenidas.

Muitos se colocaram a perguntar, o porque um cara tão gente fina, bruto na defesa de seus ideais, mas doce como mel no trato com seus semelhantes, principalmente com aqueles mais simples e necessitados foi recolhido agora?. 

A resposta é simples, Deus se admira daqueles que tem coragem, daqueles que se compadecem pelo próximo, daqueles que usam do poder da palavra para cativar jovens, daquele que mesmo estando moido de tristeza por dentro se apresenta ao seu semelhante com um sorriso no rosto. Pois esses para Deus são flores raras e Deus as recolhe para embelezar o seu jardim lá no céu.  E pode ter certeza que a noite estas flores brilham para mostrar aos medíocres gananciosos daqui debaixo que, os escolhidos pelo criador não se acabam com o ultimo suspiro mas brilham na eternidade.

Quem teve a oportunidade de ver e conhecer nosso CHORÃO de perto sabe bem o caráter, a dignidade e a humildade que se estampava nele, um cara que não podia ver um moleque com uma tabua de rolar quebrada que ele ia lá sorrindo e dava a sua própria, não porque era caridoso apenas, mas porque sabia que o sorriso no rosto daquele jovem era impagável.

Parte dos seus lucros com sua arte eram destinados a instituições de jovens, porque mesmo com seus 42 anos ele se sentia jovem, era um garoto que como muitos amava os beatles e os rolingstones e queria lutar sim mas não com as mesmas armas que são usadas por uma sociedade hipócrita.

Hoje nosso CHORÃO debochado como era, deve estar lá nos jardins de Deus morrendo de rir de nossas lágrimas e deve estar a perguntar " pow meu não faz nenhum dia que parti e vocês já estão chorando kkkkkkk". E te respondo caro companheiro, estamos sim porque a saudade que já esta a bater em nosso peito é forte e só de saber que não veremos mais aqui ao vivo esse brilho e que teremos que nos contentar em ve-lo lá no alto já nos deixa triste e muito.

Só de saber que a voz defensora dos fracos, dos jovens e dos profanos esta calada já nos deixa o sentimento de que estamos desprotegidos.

Fique em paz amigo e pode ter certeza que quando estivermos lá em seu escritório na praia ou quando vermos uma criança deslizar sobre um skate sua imagem será refletida e assim acalmara nossos corações..