segunda-feira, 23 de março de 2015

HOSPITAL GERAL DE GUAIANASES SERVIDORES FAZEM ASSEMBLÉIA NESTA QUARTA FEIRA

            Jornal Lingua Afiada


            Hospital Geral de Guaianases: 



 Funcionários Marcam Assembléia e Denunciam Terceirização 



Neste sábado 21.03, servidores do Hospital Geral de Guaianases - " Jesus Rocha Teixeira", ligado a Secretária Estadual de Saúde de São Paulo, realizaram uma reunião que, além dos servidores, contou com a participação dos dirigentes do sindicato da categoria profissional SINDSAÚDE-SP. Cleonice Ferreira Ribeiro ( Vice Presidente), José Julim Maia ( tesoureiro), Valéria Fernandes ( Diretora Regional Leste), do advogado responsável pelo Depto. Jurídico do Sindicato e também do assessor do Ex Deputado Antonio Mentor que vem acompanhando de perto as denuncias realizadas pelos trabalhadores.

O jornal Língua Afiada acompanhou e gravou a reunião que iniciou com ânimos um pouco acirrados, os trabalhadores cobraram uma posição mais ofensiva do sindicato para coibir os abusos que vem sendo cometidos reiteradamente pelas chefias nos locais de trabalho.

Por sua vez, os diretores do Sindsaúde, esclareceram que várias ações do Sindicato vem sendo implementadas, entre elas, a representação feita pela entidade sindical junto ao Ministério publico do Trabalho que acompanha as denuncias, inclusive com visita do próprio MP obrigando a Direção do Hospital a realizar reuniões com os servidores para inibir o Assédio Moral e os Abusos das chefias.

O advogado do Sindicato, explanou aos servidores os encaminhamentos realizados na esfera judicial e administrativa, e esclareceu aos servidores dos riscos que corre o servidor em realizar denuncias individuais para órgãos externos sem que percorra primeiro os caminhos legais internos.

Para elucidar e instruir os servidores a produzirem provas para eventuais processos administrativos ou judiciais, foi distribuído uma cartilha que contem várias orientações, além de contar com modelos de requerimentos e denuncias que podem ser feitos pelos servidores para as  chefias, direção do hospital e secretária de saúde entre outros, contendo a  legislação pertinente que obriga as chefias e demais superiores hierárquicos ao recebimento destas. (  VIdeo Vice Presidente do SindSaúde - SP  )

Após debaterem profundamente as questões que atingem diretamente a categoria, sindicato e trabalhadores reconheceram a necessidade de ter uma postura mais ofensiva contra os abusos cometidos pelas chefias e alguns encaminhamentos foram tirados, entre eles o Sindicato irá comunicar o Ministério Publico do Trabalho sobre o descumprimento por parte da Direção do Hospital das exigências feitas pelo MPT, onde  será juntada a denuncia feita pelo Deputado Antonio Mentor ao próprio MPT. Será realizada uma Assembléia Geral na quarta feira 25.03 as 15:00 horas na porta do Hospital ( poderá ser no anfiteatro dependendo da autorização da direção do hospital), onde os trabalhadores se reunirão.

Por sua vez, os trabalhadores presentes na reunião se comprometeram a convocar  e informar a todos os demais servidores para que se mobilizem e participem em peso da assembléia, para demonstrará a força dos servidores e a insatisfação de todos com a situação critica por qual passam.

Para a auxiliar de enfermagem M, que pediu para não ser identificada, a mobilização de todos é fundamental para mostrar a direção a nossa insatisfação e os riscos que estamos correndo na nossa profissão. " Se depender de mim vou chamar todos os colegas de trabalho para estarem lá na assembléia. Não adianta ficar criticando o sindicato se nós não fizermos nossa parte, o sindicato somos cada um de nós e vamos dar um basta nesse abuso das chefias,  não vamos mais ficar quietos e sofrer calados" Disse M.

Já para o Auxiliar de enfermagem P, apesar do medo de retaliação a categoria esta se unindo e com certeza a participarão em peso."Trabalho aqui a mais de 10 anos, nunca vi os servidores se unirem tanto como estão se unindo desta vez. Isso deixa claro que o abuso das chefias e as péssimas condições de trabalho chegaram no seu limite máximo e ninguém esta mais agurentando, se for preciso parar nós iremos parar." Disse P.

O  Jornal Língua Afiada, foi a porta do hospital e ouviu algumas  servidoras que não puderam participar da reunião por estarem de plantão. Quando perguntadas se adeririam a paralisação caso fosse decretada todas foram unanimes em afirmar que sim, demonstrando a insatisfação dos servidores.

Negligência de Chefias, Colocam em Risco a Vida de Pacientes 


Conforme já denunciado aqui pelo Língua Afiada, o abuso de autoridade e autoritarismo das chefias alem de adoecer o servidor, coloca em risco a vida dos pacientes. Os servidores são proibidos de se deslocarem para outros setores e buscarem medicamentos que estejam em falta no seu setor, atrasando em muito os horários de medicação dos pacientes.

Ouvida pelo Língua Afiada, uma servidora relatou indignada uma ocorrência presenciada por ela no dia 18.03 no setor de pediatria, onde haviam 14 crianças para apenas 2 auxiliares de enfermagem.

A servidora disse que neste dia a supervisora de enfermagem, chegou com um paciente de 28 anos, com fratura de braço e dormindo. Determinou que ele ficasse ali no setor pediátrico. Ocorre que além do setor ser destinado apenas a crianças, o referido paciente adulto era portador de distúrbios de comportamento, fazendo uso de medicamentos psicotrópicos, como carbamazepina, etoperidona e fenergan, medicamentos controlados ministrados para pacientes com distúrbio psicológicos.

 Mesmo sendo contestada pelas auxiliares de enfermagem sobre o risco de manter aquele paciente adulto ali e do risco que este poderia causar as crianças, a supervisora impôs sua vontade alegando que o hospital estava cheio.

Durante o plantão noturno, o paciente acordou e começou a apresentar problemas de transtorno e passou a entrar nos quartos alisando e apertando as crianças,  fazendo gestos obscenos e convidando algumas mães a e entrarem com ele no banheiro, sendo posteriormente retirado do setor.

A atitude da supervisora colocou a integridade física de crianças adoecidas e indefesas em risco, ferindo os preceitos do estatuto da criança e do adolescente. "Poderia o  paciente com distúrbios mentais, ter  um acesso de loucura  e agredir as crianças e as  mães, o que é um absurdo". Disse a servidora indignada.

Outra auxiliar de enfermagem relatou  estar fazendo tratamento médico para depressão profunda em função do assédio moral sofrido, fazendo uso de medicamentos controlados que causam sonolência e esquecimento. Mesmo tendo mostrado a sua chefia os laudos médicos que demonstram sua condição física e psíquica, a chefia insiste em coloca-la em um setor  considerado um dos mais pesados e, exige dos auxiliares de enfermagem uma atenção redobrada.

E as denuncias não param por ai, outra auxiliar de enfermagem falou ao Língua Afiada que mesmo com a falta gritante de servidores, o que obriga os profissionais de enfermagem á atender até 3 vezes o numero de pacientes recomendado pelo COREN, as chefias no intuito de puni-la e persegui-la, colocaram ela no rodapé da escala de trabalho, impedindo que esta possa executar horas extraordinárias, jogando ela nos setores com maior dificuldade como punição.


Servidores Denunciam Negligência do Hospital


Na reunião anterior dos servidores do Hospital Geral de Guaianases, ocorrida no dia 28.02, o Deputado Antonio Mentor já tinha recebido denuncias que após a contratação de uma empresa prestadora de serviços médicos, o numero de ocorrência, denuncias de erro médico e negligência havia aumentado muito. 

Foi citado inclusive reportagens feitas pela Rede Record de Televisão( http://noticias.r7.com/balanco-geral/videos/bebe-tem-clavicula-quebrada-durante-parto-hospital-de-guaianases-e-alvo-de-reclamacoes-15012015), sobre o numero de boletins de ocorrência registrado contra o Hospital nos últimos meses.

Os servidores disseram que a ANAN SERVIÇOS MÉDICOS, foi contratada desde janeiro para prestar serviço de atendimento médico no hospital, sendo que os médicos que atendem no PS, em sua maioria, segundo os servidores, são contratados por esta empresa.

Suspeitam os servidores que a referida empresa tenha alguma relação com  cargos de confiança do próprio hospital, se confirmado a denuncia causaria sérios problemas administrativos.  Os servidores denunciam a falta de experiência de muitos dos médicos por ela contratada, o que acaba gerando erros na hora de receitarem  e indicarem a forma de  serem ministrados  medicamentos aos pacientes.

Segundo alguns auxiliares de enfermagem, não são raras as vezes que os próprios auxiliares pela experiência de anos de trabalho, são obrigados a se dirigirem a sala do médico e contestar o receituário ou a forma de aplicação.

Uma auxiliar de enfermagem nos contou que durante seu plantão, na salá de medicação, uma criança chegou para ser medicada  e a médica havia indicado uma injeção EV ( na veia) de um xarope, que só poderia ser ministrado via oral. Outra criança,  chegou para ser medicada, mas a quantidade de remédio a ser aplicada  era muito superior a  máxima permitida. 

Outra auxiliar de enfermagem disse estar extremamente preocupada, em um de seus seu plantões um paciente chegou para ser medicado com Voltarem EV ( na veia), porém esse tipo de medicamento só pode ser aplicada IM ( intra muscular). A outro paciente foi receitado  benzetacil EV ( na veia), quando este tipo de medicamento só pode ser aplicada IM ( Intra Muscular). " A gente chega e questiona o médico, ele só faz agradecer e pedir desculpas. A sorte do paciente é que tenho mais de 20 anos de profissão. Se é uma auxiliar de enfermagem recém formada sem experiência nenhuma, o paciente ta ferrado, morre e a culpa vai cair sobre a auxiliar de enfermagem" Disse ela.

Uma outra auxiliar de enfermagem disse que acompanhava uma médica que não sabia se quer fazer a colheita de sangue femural, precisando deslocar um outro médico de setor para fazer tal coleta, e ainda, uma outra que receitou uma injeção de um medicamento que só existe em comprimido. 

Ao questionarmos as auxiliares se elas relataram isso as supervisoras, afirmaram que sim, mas que não adianta nada, as denuncias nunca chegam no diretor. Disseram as auxiliares  que já ligaram várias vezes para o COREN, mas que o órgão não toma nenhuma providência.

As denuncias são gravíssimas e serão objeto de um acompanhamento especial pelo Jornal Língua Afiada, não pode um hospital publico, estar passando por condições tão complicadas como estas.

Por :Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo