domingo, 6 de novembro de 2016

Policia Não Pode Ser Bucha de Canhão de Governos Repressores

Herois que inspiravam jovens hoje são vitos com temor.
A política de repressão contra estudantes usada pelos governos, em São Paulo, Paraná, Tocantis, Distrito Federal,  vem gerando na juventude e sociedade um sentimento de revolta e desconfiança Contra a instituição policial.

Mesmo aqueles jovens que não participam de ocupações e são avessos à política, começam ve-la com os olhos de instituição repressora e não protetora como é seu papel principal. 

Esta visão distorcida repassada a todo momento sobre os profissionais da segurança publica, é perigoso para a própria sociedade.

Os policiais também são trabalhadores,  explorados, massacrados dia a dia, são sempre os que pagam a conta.

Apesar de  apenas cumprir ordens de governantes, é sempre ali na parte mais baixa  da escala da corporação que a corda estoura.

Esquece a sociedade, que estes trabalhadores também tem familia, são cidadãos de direitos, porém as condições de trabalho são degradante. 

Além disso trabalham cansados, exaustos da jornada execiva (inclui-se ai os bicos), gerando um desgaste fisico e psiquico enorme que afeta diretamente seu desempenho profissional.

13.09.2010 - Geraldo Alckmin e José Serra. Foto: Cacalos Garrastazu
PSDBTransforma policias herois em bandidos
Mesmo assim, são enviados para as ruas armados, para corajosamente combater o crime. 

No entanto, caso sua atuação venha gerar polemica, aqueles que os enviaram tiram o corpo fora, mas aqueles que ficaram na linha de frente, são os primeiros a ser acusados e viram manchete nos Telê jornais da globo.

Na maioria das vezes são afastados e, em seguida, expostos a justiça como se fossem verdadeiros marginais.

Além disso, são desmoralizados, pois como podem requerer confiança e respeito d sociedae, se chegam ao cumulo de se reportarem a um superior que já advogou para a parte contrária.

Quando são desiguinados a fazer repressão contra estudantes, ou acompanharem manifestações a responsábilidade tem que recair sobre quem tem o poder de mando e não apenas sobre quem esta na ponta.

Isso porque o confronto é quase inevitável, uma vez que, de um lado temos os jovens com sua rebeldia e sede de justiça, do outro  lado profissionais já estressados obrigados a cumprir ordens, uma fagulha e o incendio é imediato.

Não se pode cair no jogo sordido de responsábilizar apenas o trabalhador da segurança, sob pena  de serem usados como bucha de canhão por governos nefastos, colocando em risco não só a eles, mas a toda sociedade.

Associação de Juízes divulga nota de apoio às ocupações de estudantes
Associação de juizes divulga nota de apoio a estudantes
Para justificar as ordens absurdas do governo, os organismos de repressão internos sempre atuam de forma a responsábilizar os executores da ordem e não os mandadatários.

Foi assim com o Carandiru e com vários outros episódios semelhantes, cuja as notícias jorram dia a dia na globo e nos fantásticos da vida.

Mas está questão não se resume apenas em ver país e mães de família serem jogados aos lobos, como se eles fossem os responsáveis.

Nos remete a uma questão muito pior, pois desmoraliza uma instituição e seu corpo funcional, que tem o papel de proteger a sociedade e, caso o cidadão comum não possa mais confiar nesta instituição a quem poderá recorrer caso sofra violência?

Ao observarmos as falas da imprensa, sempre que há uma situação de repressão, os governos (principalmente dos tucanos), busca desmoralizar os policiais dizendo que vai apurar e punir, ao inves de assumir que errou ao determinar este tipo de atuação que expõem a segurança de jovens e dos profissionais.


estudantes ocupam escolas contra PEC 241
Isso é uma afronta a sociedade e para com aqueles heróis que colocam sua vida em risco para defender a sociedade.

O mais grave nisso tudo, e vermos que além de usar estes país de família, estes governos criam contra os irmãos policiais uma cultura de ódio e de medo por parte da população.

Essa cultura acaba se fortalecendo, a ponto de organizações internacionais sugerirem a extincao das corporacoes policiais no Brasil.

Na contra mão, enquanto a polícia reprime de forma violenta os estudantes juvenis por ordem do governo, o crime organizado arregimenta seus exércitos no meio juvenil.

Um exemplo foi o dia das crianças, enquanto a midia mostrava cenas de PMs agredindo jovens que ocupavam escolas, o crime organizado promovia festas na maioria das favelas, distribuindo presentes e ganhando o coraçao da garotada.

Aí vós pergunto irmãos de farda, de que lado estas crianças e jovens iram ficar em uma guerra? 

Lembramos que crianças e jovens de hoje, serão os adultos de amanhã, ou, de velhos ditados, "quem apanha nunca esquece".

policia  usa de tortura em brasilia para desocupar escolas
É a inversão de valores que estes governos nefastos vem implantando nos estados, onde o  bandido vira mocinho e o mocinho vira bandido.

N dia de finados, fui surpreendido pelos questionamentos de meu filho de apenas 15 anos.

Um garoto que me orgulho, estudioso, religioso, antenado no mundo, avesso a funck e tudo que esse tipo de cultura representa.

Sempre sonhou em ser policial bombeiro, pois desde pequenino sua meta e ajudar as pessoas.

Mas hoje suas convicções mudaram, vi suas aspirações profissionais mudarem radicalmente, a vergonha e o medo estampado em seu rosto para com aqueles que ele admirava.

secundarista.jpeg
Policia usa de agressão e tortura para desocupar escolas
Juntos pela manhã assitiamos a videos na internet. Em um deles, apareceu a agressão praticada por policiais militares de São Paulo de Goiás contra eatudantes.

Agressões grautitas e truculentas, foi só ele assistir e pimba, o  moleque quetionou, "pai mas a polícia não é para prender bandidos?

De pronto respondi que sim, aí ele disparou "mas porque então ao invés de prender governador, deputado, prefeito, presidente que roubam tanto,  eles preferem bater em estudantes que só querem o direito de estudar com dignidade.

Fiquei surpreso com a pergunta, pois nunca havia visto ele fazer esse tipo de discussão.

Respondi que os policiais não tinham culpa, pois eles só estavam cumprindo ordem dos governadores do mau.

Estudantes discursam em escola ocupada no Distrito Federal
estudantes dão o tom e continuam ocupações em escolas
Na lata ele me respondeu " Para pai de proteger este caras, eles são polícia e, polícia tem que prender bandido e não protegelos como fazem com esses governadores corruptos". 

"Protegem até aqueles deputados ladrões de merenda, um é até promotor de justiça".

E continuou "e por isso que não quero mais ser polícial, quero ser jornalista, quero ajudar o povo é não bater em estudantes para proteger bandidos de gravata".

Foram quase duas horas e meia de conversa, tentei de todas as formas convence lo de que ser policial era bom é ele me derrotou com uma única fala "Se ser policial fosse bom o senhor não teria ficado só dois meses e saído".

Na visita ao túmulo de meu pai, vi as lágrimas escorerem de seus olhos e ele me disse com a voz embargada e sentida"o vovô todo dia ia em casa me abraçava e dizia que eu era o bolanzinho do vovô", fiquei intrigado pois quando o velho faleceu ele só tinha 20 meses de idade.

O que tem isso a ver com a polícia, tudo. Pois o que fizermos de bom as nossas crianças e jovens seremos lembrado, bem como o que fizermos de mau.

Que nossos companheiros policiais voltem a ser os heróis de nossa infância e juventude e não os vilões que governantes corruptos e nefastos tentam transforma los.

O dia em que os profissionais da segurança pública (febens, prisionais, policiais militares/civis e metropolitanos), se unirem em uma paralisação monstro, com certeza dará de uma só vez duas respostas a sociedade e aos governantes.

A primeira a sociedade, que verá que sem esses profissionais a sociedade não funciona.

A segunda aos governantes corruptos, que iram para a cadeia e saberão que a polícia jamais vai ser ou proteger bandido de gravata, pois está só servirá ao povo.

Por Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo