sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Batalha de Rimas e Juventude do Itaim Ganham Apoio de Parlamentares Para Projeto de Cultura Na Zona Leste

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, dançando e atividades ao ar livre
Gilberto Braw , Jakson e Gabriel Coversam sobre projeto e apoio
Há pouco mais de um ano,  um grupo de jovens moradores do bairro do Itaim Paulista (zona Leste de SP), liderados por Jakson Ribeiro de Lima, 21 anos (Jake),  Raphael ( Harry) e  Fernando (o Toddy),  por falta de opção, iniciaram na praça Silva Teles no centro do Itaim Paulista,  um movimento chamado batalha de Rimas.

Jakson Ribeiro organizador da batalha de Rimas da teles
Sem apoio de nenhuma ONG ou órgãos públicos, o movimento começou com apenas 15 pessoas amantes do Rap que já acompanhavam as batalhas de rimas de outras regiões, como as realizada em vários cantos de são paulo e do Rio de Janeiro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
Todas as sextas juventude se reune para abatalha e rever amigos
Cansados de ter que se deslocar para regiões distantes para curtir o movimento Rap, resolveram então com a cara e coragem iniciar seu próprio espaço de batalhas.

O local escolhido foi a Praça Silva teles no Itaim Paulista, a batalha acontece todas as sextas feiras das 19:00 as 22:00 horas, hoje conta com a participação de  quase mil jovens entre os amantes do rap, skatistas e outras tribos que veem no espaço uma opção de lazer, cultura, encontrar amigos e socializar nos finais de semana.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
evento e realizado na raça sem qualquer apoio publico
Jakson trabalha a 4 anos em uma rede de lojas de tecidos localizada no bairro do Brás, mesmo sem qualquer apoio, é ele, Harry e Toddy quem bancam o evento, fornecem um equipamento de som precário formado por uma caixa de som alimentada por uma bateria e um microfone onde o som rola enquanto os artistas batalham suas rimas no improviso.

Patrocina o Gigi Fala Tudo 
Para garantir a manutenção do equipamento, Jake e os amigos vendem camisetas personalizadas para arrecadar alguns trocados, dessa forma  uma juventude esforçada e amante da cultura vai se virando precariamente e sem o apoio dos órgãos públicos, que ao invés de apoiar os jovens, preferem muitas vezes criminalizar o movimento e tentar de forma truculenta desestimular os eventos, agindo com repressão e ameaças constantes.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão, noite e atividades ao ar livre
todas as sextas das 19 as 22 horas é asim um Rap e muita ideia
Jake nos informou que por vezes a subprefeitura do Itaim paulista tenta acabar com o movimento ali realizado, não fornece qualquer estrutura como palco, som, iluminação, energia para alimentar o equipamento de som ou mesmo banheiros químicos, obrigando os jovens a fazerem necessidades na rua ou nos bares próximos que raramente deixam que eles utilizem os sanitários.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, multidão e atividades ao ar livre
Todas as tribos skate, bike, rap, teatro é assim o point
Mesmo assim com toda adversidade, os jovens continuam sua batalha de rimas e de lutas por um espaço cultural que possa preencher o vazio de cultura e de lazer nas periferias de são paulo.


Apoio de  Deputados Começa a Mudar os Rumos da Cultura Juvenil no Itaim Paulista


Antonio Mentor e Alencar Santana Total apoio a juventude cultural
No mesmo caminho dos jovens batalhadores de rimas da teles, um outro grupo de jovens do Itaim Paulista amantes do teatro, skate, artes plasticas, musica, também cansados de não ter espaço cultural para a juventude, começaram a se organizar e discutir sobre como buscar projetos culturais que viessem a atender a juventude da região.

Em pesquisas descobriram o Casarão de Cultura da Vila Guilherme - Zona Norte de São Paulo, onde um movimento cultural de ocupação e resistência organizado por jovens da região acabou gerando a criação de um dos centros culturais mais movimentados e com maior numero de atividades de cultura e lazer do estado de são paulo, além do que o centro é gerido pelos jovens.






A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
Antonio Mentor Fala Sobre como foi a conquista do casarão Z. Norte
Em busca de informações, Gabriel, Lailton, Shirley, kadu e mais um grupo foram buscar informações sobre como aquilo aconteceu, onde encontraram Giovani Santos e Junior Black que lhes contaram a historia da ocupação e a luta pela resistência até chegar naquele grande centro que tem atividades abertas a comunidade todos os dias.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e sapatos
Alencar Santana Fala de como buscar recursos federais para os projetos
Giovani contou a eles que tudo começou quando procuraram Gilberto Braw da Radio Zap e jornal eletrônico Gigi Fala Tudo, que ouvindo a demanda e reivindicações dos jovens propôs marcar uma conversa com dois parlamentares Antonio Mentor e Alencar Santana que abraçaram a luta dos jovens, sendo que Mentor colocou em seu gabinete um dos Jovens escolhido pelo grupo para trabalhar no gabinete e assim encaminhar diretamente todas as demandas do grupo, bem como representa-los junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal.

Durante a ocupação dos jovens na antiga escola abandonada, o gabinete dos parlamentares teve presença constante e fundamental, impedindo que a policia retirasse os jovens, além de abrir todas as portas junto ao governo federal para a conquista dos recursos que reformaram o casarão e o transformaram hoje no maior centro de cultura comandado por jovens no estado de são paulo e o primeiro movimento de ocupação cultural na América Latina.

apoio cultural Gigi Fala Tudo
De posse destas informações a juventude cultural do Itaim Paulista procurou a radio Zap Gigi Fala tudo e em uma conversa com Gilberto Braw, ficou decidido que seria intermediada uma reunião com os parlamentares.

Reunião Entre Jovens e Parlamentares Já Começa a Trazer Apoios


No mês de junho na assembléia legislativa de são paulo ocorreu a primeira reunião entre o grupo da Juventude Cultural do Itaim Paulista e os parlamentares Antonio Mentor e Alencar Santana, na reunião ficou acertado que os jovens deveriam construir um projeto que buscasse contemplar todas as tribos, bem como apresentar as demandas destas tribos na região.

Antonio Mentor deixou claro a sua intenção de fazer igual foi feito na zona norte, trazer para o gabinete representantes dos jovens e dos movimentos para que estes falem e encaminhem diretamente com os poderes públicos os projetos culturais da região, além disso, Mentor já esta buscando marcar reuniões junto a secretária municipal e estadual de cultura para discutir as demandas.

Patrocina o Gigi fala tudo
Já Alencar Santana colocou seu gabinete a disposição dos projetos e já esta encaminhando oficios a prefeitura de são paulo para requerer que seja dada estrutura de apoio  aos batalhadores de rimas da Teles, como iluminação, fornecimento de energia, palco, tendas e banheiro químico.  Além disso através do Professor Adalberto Vieira Barbosa ligado ao gabinete e professor na Unifesp, as portas da faculdade estão sendo abertas para que os jovens possam discutir espaços e projetos conjuntos para a região, ambos os parlamentares tem  feito reuniões com os jovens no Itaim paulista onde a Juventude Cultural já tem até um comitê de reuniões no bairro do Jardim Miriam no final do Jd. Camargo velho.

Hoje as 16:00 horas no Jd. Miriam - Itaim Paulista, acontecerá mais uma reunião entre a coordenação da juventude cultural do Itaim Paulista e  a assessoria do Dep. Antonio Mentor e do Dep. Alencar Santana, onde a juventude irá apresentar seu esboço de projeto de cultura e de centro cultural para a região do Itaim Paulista. 

A Radio Zap Gigi Fala Tudo com apoio dos dois parlamentares colocou na oficina para revisão e manutenção um equipamento de som profissional composto de uma potencia Hotsaud de 1000 wats, mixer VWX, Caixas de som de 1.500 wats com pedestal e microfone sem fio que será cedido para a realização da batalha de rimas as sextas feiras e atividades da juventude cultural  do Itaim.

Patrocina Gigi fala tudo
A Radio Zap busca ainda junto ao mercado Higas e aos comerciantes da região apoio para que a batalha de rimas possa ter as condições necessárias para atender a juventude com a qualidade e dignidade que merecem, em troca serão inseridos comerciais dos apoiadores nos programas da rádio e jornal.

Patrocina Gigi fala tudo
Para aqueles que quiserem participar das discussões ou apoiar a Batalha de Rimas da Teles e a Juventude Cultural  do Itaim Paulista ou para maiores informações é só entrar em contato pelos tels zap 11-95063-3073 Jakson (Batalha de Rimas) -- 11-95226-8178, 11-98993-4703, 11-97727-0213, 11-94233-3902 com Shirley, Gabriel, Kadu e Lailton ( coordenação da Juventude Cultural do Itaim Paulista)- Radio Zap Gigi  Fala Tudo 11 - 96076-5579 zap e pelo 11-97633-3873 com Gilberto Braw

Por Vitória Scarani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo