Drogas são vendidas como sais de banho e tempero para burlar a fiscalização |
Não há como negar que o instinto protetivo materno é superior ao paterno em qualquer espécie de vida. Afinal, são elas que carregam em seu útero o novo ser, acompanhando dia a dia, minuto a minuto o desenvolvimento de uma nova vida dentro de si.
Talvez isso explique o excessivo instinto protetivo que o sexo feminino tem sobre suas crias, tão protetivo, que na maioria das vezes acabam não vendo o óbvio ou simplesmente fingem não ver, o que se torna um perigo a médio e longo prazo, ainda mais no mundo moderno, onde as drogas permeiam a juventude nos bairros, escolas, baladas e até mesmo dentro de casa.
Maconha o cheiro e os olhos vermelhos já denunciam o usuário |
cocaína pode ser cheirada ou injetada vicio garantido |
o barateamento da cocaína aumenta o uso entre os jovens |
saquinhos |
capsulas |
vidrinhos de remédio |
Na maioria absoluta das vezes a família só se da conta quando o usuário já está totalmente dependente, pois começa apresentar comportamento extremamente agressivo entre outros.
ecstasy e seu poder de destruição |
parece um doce inocente mas vicia os jovens e alucina |
Quando entram na lista das substancias ilícitas, no caso das sintéticas, os químicos acabam fazendo alterações minusculas nas formulas para fugir da ilicitude, porém mantendo a essência dos efeitos devastadores desse tipo de substancia.
Vanila Sky os nomes enganam os pais |
20 a 60 minutos de uso de Narguile equivale a fumar 100 cigarros |
Flakka, Cristais ou conhecido sais de banho |
Pó de Anjo ou PCP |
As drogas sintéticas são facilmente diluídas em bebidas alcoólicas, água, sucos entre outros.
São vendidas em forma de comprimidos, doces, cristais ou em pó, o que facilita ser misturados junto as essências usadas nos "Narguilés" para disfarçar o cheiro, ou ainda na garrafinha de suco, água ou na famosa latinha de cerveja.
Sendo elas ingeridas ou inaladas, causam alucinações ou sensação de bem estar, euforia e vigor físico superficial como os energéticos que hoje são os maiores responsáveis pelos problemas cardíacos apresentado pelos jovens entre 14 a 27 anos.
Nabome adesivo que alucina e mata |
Docinho facil de vender em escolas |
salvia divinorium e o poder do LSD |
Na maioria absoluta das vezes, as famílias quando tomam ciência que seus filhotes estão fazendo uso desse tipo de substanciaria já é tarde, pois estão viciados, dependentes e com comportamento extremamente agressivo ou com depressão profunda e, em ambos os casos, podem levar a morte ou a agressões ao organismo irreversíveis como derrame cerebral e enfisema pulmonar.
Instinto Materno ou Irresponsábilidade
Na maioria absoluta dos casos de jovens que fazem uso de drogas e cometem infrações, as mães são as ultimas a saber ou fingem não saber.
salvia divinorium parece uma simples planta mas alucina |
basta secar e fumar para ver coisas |
O problema é que pelo instinto protetivo do coletivo da família, o macho sempre acaba agindo mais com a razão e não com a emoção como ocorre com a fêmea
Esta diferença entre os instintos materno e paterno, é o que acaba causando a desestruturação das famílias quando algum dos filhos passa a fazer uso de drogas ou se enveredam pelos caminhos da vida criminosa.
A mãe na maioria dos casos, usa da emoção e tenta a qualquer custo justificar as atitudes suspeitas ou erradas do filho ao invés de observa-lo e corrigi-lo. Assim, passa a protege-lo individualmente, como se este ainda estivesse em seu útero, seguem um roteiro comum para a maioria delas, começa a esconder do pai e da família os problemas que seu protegido apresenta, tentam assim evitar os conflitos e brigas amenizando o lado do rebento faltoso.
Chá de gogumelo poderoso alucinogeno que mata |
Gogumelos Alucinação extrema a ponto de levar ao suicidio |
Geralmente essa atitude do macho, ocorre na tentativa de evitar que as atitudes do membro faltoso venham atingir os demais membros da família.
É por esses motivos que a maioria das famílias que passam por problemas de drogas ou de envolvimento com o crime acabam se desmanchando. Esse desmonte da família ao invés de solucionar o problema acaba aprofundando, gerando nos demais membros da família um outro trauma, o sentimento de rejeição.
Pupilas dilatadas sintomas das drogas modernas a base de LSD |
Ele Tinha Apenas 18 anos e Morreu de Overdose
Reunião inocente de jovens ou o uso disfarçado de drogas |
Narguilé mata mais que o cigarro entre os jovens |
Mas toda essa felicidade começou a se desmoronar quando seu filho mais novo Sergio completou 14 anos e começou a andar com más companhias.
Orgulhoso, ele fala que ninguém de sua família fumava ou bebia, terror que João carrega em função de seu pai que faleceu de cirrose por causa da bebida e das várias agressões feitas contra sua mãe por ele presenciadas.
Orgulhoso, ele fala que ninguém de sua família fumava ou bebia, terror que João carrega em função de seu pai que faleceu de cirrose por causa da bebida e das várias agressões feitas contra sua mãe por ele presenciadas.
Chorão do Charle Braw morto por Overdose |
João passou a reparar nas mudanças de comportamento que seu filho passou apresentar.
"Dormia tarde, bebia muita água, comia fora de hora, dormia demais de dia, passou a ficar mais serio e agressivo, quando não estava com os colegas passava um tempo maior escondido dentro do quarto com celular, começou a falar muita gíria, palavrões e passou a brigar na escola e em casa" lembrou João.
"Dormia tarde, bebia muita água, comia fora de hora, dormia demais de dia, passou a ficar mais serio e agressivo, quando não estava com os colegas passava um tempo maior escondido dentro do quarto com celular, começou a falar muita gíria, palavrões e passou a brigar na escola e em casa" lembrou João.
Por mais que João chamasse a atenção da esposa, ela sempre tinha uma justificativa para as atitudes do filho. O garoto passou a beber e a fumar inclusive o narguilé, relatou ele com os olhos cheios de lágrimas.
Porém sua esposa insistia em justificar que aquilo era moda, era da idade e que ele (João) não podia transferir para o filho o trauma que carregava de seu pai.
A aflição de João e de suas 3 filhas em tentar convencer a mãe que algo estava errado com o caçula durou quase 2 anos, mesmo com todos os indícios a mãe sempre tinha uma justificativa e passou cada vez mais a esconder de todos as faltas do filho.
"Ai já viu né, passou a sumir moedas da cabeceira da cama, depois dinheiro miúdo, até que sumiu oitocentos reais do quarto da Deise, justo o dinheiro que ela pagaria a mensalidade da faculdade". relatou emocionado.
Esse fato lembra ele, foi a gota d'agua para a filha mais velha sair de casa e ir morar sozinha. Mesmo assim dona Gerusa ficou do lado do filho e contra a família, dizendo que eles estavam perseguindo o pobre do menino.
Até que um belo sábado, durante a festa de aniversário de sua filha Camila, Sergio e os amigos faziam uso do narguilé no quintal, todo mundo dançando e comendo a vontade, quando seu sobrinho entrou gritando para socorrem Sergio que tinha desmaiado.
"Quando vi o menino com o olho virado, se contorcendo e espumando pela boca, achei que fosse epilepsia".
Ao chegar com o jovem no hospital, João ficou surpreso quando os médicos disseram que seu filho havia tido uma convulsão por overdose de drogas.
Posteriormente, os exames apontaram uma quantidade excessiva de uma droga conhecida como "Cristais" a base de catinona,
composto estimulante extraído de uma planta africana chamada khat (Catha
edulis), usada em vários países como agrotóxico e repelente, mas que tem efeito
alucinógeno.
Essas drogas podem ser cheiradas, fumadas ou injetadas. Podem ser vendidas como cocaína, causando
efeitos semelhantes à droga clássica, como euforia e excitação sexual, porém de
formas mais exageradas. Crises paranoicas, alucinações, agressividade e
sentimento de perseguição também são efeitos ligados ao uso das catinonas.
Preocupado com a saúde do filho, João junto com uns primos apertaram os colegas do jovem, até que eles confessaram que durante a festa junto com a essência (fumo) usado no "Narguilé", eles misturavam as porções de cristais e assim se drogavam na presença de todo mundo sem chamar a atenção.
Depois deste episódio, senhor João achou que sua esposa ficaria mais atenta com o filho e daria ouvidos a família. No entanto, o instinto super protetivo de Gerusa falou mais alto e novamente as justificativas das atitudes incertas de seu rebento continuaram a imperar.
João e as filhas por diversas vezes tentaram convencer dona Gerusa a mandar o filho para passar uns tempos em Crato na casa de parentes, visando assim retira-lo do meio dos colegas, mas a mãe sempre ouvia o filho que passou a ficar cada vez mais agressivo, a cometer mais e mais furtos dentro de casa.
João e suas duas filhas vendo que a vaca já estava atolada no brejo deram um ultimato a Gerusa, ou o filho ou eles. Gerusa então expôs a todo seu instinto protetor de fêmea e preferiu o filho, obrigando o pai e as duas filhas a saírem de casa para ir morar junto com a filha mais velha de 24 anos.
Em 27 de março de 2017 com apenas 18 anos, Sergio faleceu durante uma balada, após ingerir comprimidos de ecstasy teve uma parada cardio respiratória, seus colegas não perceberam e acharam que eles estava dormindo bêbado e só perceberam quando tentaram reanima-lo para ir para casa.
Aos prantos senhor João disparou: "eram cinco horas da manhã de sábado para domingo quando bateram na porta de casa. Quando abri a porta e vi meu sobrinho chorando, ah! rapaz, na hora me veio o meu menino na cabeça, sabia que algo de ruim tinha acontecido com ele. Foi o dia mais triste da minha vida, ver meu menino, meu único filho macho dentro daquele caixão, até hoje me desespero só de lembrar"
Quando perguntamos ao senhor João se ele e dona Gerusa teriam chances de voltar a viver juntos, ele foi taxativo e vociferou com ódio: "De jeito nenhum, eu quero que aquela peste morra. Mulher dos inferno, por culpa dela perdi meu único filho macho. Ela não ouviu ninguém, empurrou meu menino para o buraco, aquela filha de rapariga da desgraça."
Peguntamos a Camila e Lurdes se elas voltariam a morar na casa com a mãe. Camila disse que não, que apesar de amar muito a mãe, ela fez a escolha de cuidar do irmão e se esqueceu dela e das outras irmãs, por isso prefere ficar com o pai que sempre tratou todos os filhos iguais.
Já Lurdes disse que se preciso for ela voltaria para cuidar da mãe, afinal é sua mãe, mas que não esquece as humilhações que a mãe fez ela passar para proteger o irmão, mas mesmo assim se preciso for ela voltaria mas apenas para cuidar.
No entanto, quanto perguntamos se teriam a mesma atitude da mãe caso acontecesse com um filho de uma delas, a resposta foi surpreendente. Camila respondeu que talvez teria a mesma atitude da mãe, já Lurdes respondeu que faria igualzinho o que a mãe fez.
Infelizmente a maioria das famílias não sabem dividir as ações e usar de forma equivalente o instinto protetivo materno individual e o instinto protetivo paterno coletivo, pois se assim fosse, com certeza ambos agiriam conjuntamente, facilitando uma busca mais eficaz para a solução do problema.
Porém, isso não ocorre pelo fato das mães exporem de forma mais contundente e leonina o seu instinto protetivo materno, escondendo informações e sempre arrumando justificativas ao invés de enxergar o problema realmente como ele se apresenta, gera em seus parceiros uma sensação de impotência e desconfiança, pois os pais sentem-se enganados ao descobrir posteriormente fatos e situações que foram omitidos, escondidos ou simplesmente alterados pelas mães para evitar que seus filhos e maridos entrem em conflito constantemente.
Dos dez servidores da Fundação Casa de São Paulo (cinco homens e cinco mulheres) ouvidos pelo blog gigi Fala Tudo pelo aplicativo Watszapp, nove (5 homens e 4 mulheres) concordam, as mães são as maiores responsáveis pela internação de jovens na instituição, pois elas são as ultimas a perceber que o filho esta cometendo atos infracionais ou usando drogas, ou ainda, fingem não saber ou não querem acreditar que isso possa estar ocorrendo, mesmo depois que seus pupilos encontram-se internados ou pegos em flagrante.
Dois meses após a morte de Sergio, seu colega Renato de 17 anos também faleceu de overdose de LSD, quatro meses depois Robson de 20 anos teve um derrame cerebral provocado pelo uso excessivo de cocaína e encontra-se em estado vegetativo tamanha a lesão causada em seu cérebro.
Como Identificar se Seu Filho Faz Uso de Drogas Sintéticas
Não é difícil identificar se um jovem esta fazendo uso de drogas sintéticas. Segundo o especialista na área de segurança de jovens autores de ato infracional Adriano da Silva Neiva, que trabalhou na Fundação Casa por mais de 10 anos com jovens infratores internados, os sintomas são clássicos.
- Pupilas dilatadas: as drogas sintáticas igualmente a cocaína e alguns medicamentos anti-depressivos deixam as pupilas bem maiores que o comum.
- Sede excessiva e a necessidade de um maior consumo de água e líquidos: as drogas sintéticas bem como a cocaína geram uma aceleração cardíaca, aumento da pressão arterial e da função renal, gerando um suor excessivo (sudorese), ressecamento na boca e a necessidade de ingerir liquidos.
- Ressecamento nos lábios: o que obriga o usuário a passar a linguá constantemente nos lábios para umedece-los.
- Euforia excessiva e agitação: o usuário deste tipo de droga principalmente nas baladas fica eufórico e muito agitado pois aumenta suas sensibilidades.
- Reclusão: depois de um certo período de uso desse tipo de droga, a pessoa muitas vezes começa a querer ficar sozinha, escondida dentro do quarto, começa a ter sintomas de perseguição e alucinações.
- Agressividade excessiva: o usuário passa a ficar menos sensitivo ao diálogo e mais explosivo, busca resolver tudo na base da agressão física e verbal.
Para Adriano Neiva, ao perceber que os filhos apresentam alterações em seu comportamento, os pais devem sem remorso buscar um exame toxicológico que pode ser de sangue, urina ou de cabelo, sendo o ultimo mais recomendado pelo fato da janela de detecção de diversas drogas que não aparecem nos outros exames ser mais extensa, bem como, o período de constatação é mais longo, pois no sangue e urina a permanência das substancias é de 5 a 7 dias, enquanto no cabelo as amostras de queratina podem detectar até 60 dias após o uso.
Por tanto caro navegante, caso alguém de sua família apresente alguns destes comportamnetos, fique alerta antes que seja tarde.
Por Gilberto Braw
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo