O Deputado Estadual Antonio Mentor PT/SP, preocupado com as diversas ocorrências e denuncias feitas por funcionários da Fundação CASA, recebeu hoje (30.01) em seu gabinete um grupo de trabalhadores(as) desta instituição.
Durante a reunião, os servidores não só confirmaram as denuncias vinculadas na imprensa sobre a maquiagem de relatórios com a intenção de desinternar adolescentes, como também sobre a situação precária de segurança e a dificuldade de trabalho nas unidades, do assédio moral e abuso de poder cometido pelas chefias em especial nas Unidades da Divisão Vila Maria.
O Deputado Ficou estarrecido ao ouvir que, existe sim a pressão de algumas direções com a intenção de influenciar nos relatórios técnicos, que existe uma coação moral e uma perseguição descarada aos servidores que se negam a compactuar com atitudes erradas de Diretores que negociam absurdos com os adolescentes para evitar que as casas se rebelem.
O relato de uma servidora foi impressionante, pois esta depois de ficar adoecida em função de uma rebelião, onde foi vitima, ao retornar do afastamento médico teve como punição a sua transferência para uma unidade da Vila maria, onde os Adolescentes fazem o que querem e contam com o apoio da Direção da Unidade que humilha os servidores na frente dos internos, colocando assim a integridade física e emocional dos funcionários em total risco.
Outro servidor relatou que foi perseguido e punido por ter questionado o privilégio de um coordenador apadrinhado pela direção da unidade e pela divisão, que este não cumpria com sua jornada de trabalho e com suas obrigações, ao invés deste ser denunciado a corregedoria quem acabou respondendo foi o denunciante que sofreu um P.A e consequentemente foi punido com suspensão.
Mas a campeã de reclamações foi a Corregedoria da Fundação, pois todos foram unanimes em dizer que não existe transparência no processo apuratório conduzido por este órgão da instituição. Na opinião de todos a Corregedoria da Instituição não tem a função de apurar com isenção as ocorrências envolvendo servidores e adolescentes, mas tem este órgão a finalidade de dar roupagem jurídica a atos políticos arbitrários que precarizam o atendimento dos jovens e expõem os servidores, além do que, funciona como um para-brisa da Direção da Instituição e do Governo, que, usam deste instrumento para se justificarem perante a opinião publica e isentarem-se assim de suas responsabilidades pela falta de uma politica de atendimento e recuperação dos jovens infratores abrigados.
Outro dado apresentado pelos servidores foi relativo ao numero reduzido de servidores e o excessivo numero de servidores que estão pedindo demissão da instituição pelas precárias condições de trabalho e baixos salários.
Só para se ter uma ideia dos últimos concursos, 1370 servidores foram contratados, porém destes 1305 pediram demissão, sendo que na média a maioria não ficou seis meses na instituição, isso demonstra que a Fundação CASA pelas condições de trabalho, segurança e salário, deixou de ser um atrativo para aqueles que almejão um serviço publico como estabilidade.
Não bastasse isso, a discrepância salarial é absurda, pois nos quadros salariais da instituição, servidores que exercem a mesma função podem receber valores com diferença de até 3 vezes, sem contar que muitos cargos de confiança que nada fazem ganhão salários absurdos.
Durante a reunião, o Deputado Antonio Mentor e os trabalhadores elaboraram um cronograma de ações, bem como algumas propostas que serão apresentadas aos trabalhadores na manifestação do dia 20.02 em frente a Assembléia Legislativa, além de já colocar todo seu Gabinete a disposição dos Trabalhadores para ajudar no referido ato.
O Deputado Antonio Mentor ficou tão preocupado que para fortalecer as ações propostas na reunião de hoje e apurar com maior intensidade as denuncias apresentadas, vai realizar uma agenda de visitas surpresas nas unidades para ouvir os trabalhadores de todos os setores, além de buscar mobilizar outros parlamentares, Procuradoria do Trabalho e Judiciário para intervirem na instituição e impedir que estas situações relatadas continuem acorrendo.
por favor, visite o complexo raposo Tavares...
ResponderExcluir