segunda-feira, 28 de abril de 2014

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO NO TRT HOJE 28.04 MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A REUNIÃO, DIAS PARADOS, REAJUSTE SALARIAL, BENEFÍCIOS E SEGURANÇA.

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO NO TRT HOJE 28.04 MINHAS IMPRESSÕES


SOBRE A REUNIÃO:


Como todos sabem, hoje ocorreu mais uma reunião de negociação no TRT. Antes de adentrar aos pontos discutidos na mesa hoje, quero aqui fazer uma análise do que esta ocorrendo e do que podemos esperar nas próximas rodadas.

Em primeiro lugar, temos que deixar bem claro que nada foi aprovado pelo Sindicato ou comissão, pois aprovar ou reprovar as propostas discutidas cabe a assembléia da categoria, pois esta sim é soberana.
O que o Sindicato e a comissão faz junto a mesa, é apresentar propostas, dialogar e  tentar achar um meio termo para solucionar o conflito ora existente que levou a categoria a paralisação, assim, quando se aponta que uma clausula é aceita no termo, significa que sindicato e comissão entendem que a proposta é razoável para ser levada a apreciação da categoria que pode aprova-la ou não.

Entendo que esta postura é correta, pois devemos voltar a reunir a categoria para apresentar as respostas para nossas reivindicações e com respostas minimamente discutíveis, caso contrário seria um desperdício de tempo. 

Nosso papel é levar as reivindicações  e trazer respostas para que o conjunto dos trabalhadores decidam os caminhos a percorrer, por tanto repito não há nada aprovado.

Uma coisa apenas é certa, a luta da categoria e sua garra obrigaram a Fundação e Governo a virem para a mesa com mais seriedade e com outra proposta, que pode não ser a ideal, pode até ser rejeitada pela categoria. Porém, demonstra que nossa mobilização surtiu efeito caso contrário o governo não teria mudado um milimetro o que já tinha apresentado.

A cada reunião, a Fundação percebe que o sindicato e trabalhadores, estão unidos em um único objetivo, além do que, demonstram enorme conhecimento  e preparo para o debate com qualidade.

DOS DIAS PARADOS:

Sobre este tema, 3 propostas foram apresentadas: pela Fundação que fosse descontados os dias, pelos Trabalhadores que não houvesse o desconto e pelo Tribunal que 1/3 das faltas a Fundação arcaria com os custos e 2/3 fossem compensados pelos trabalhadores, assim, não haveria qualquer desconto.

Pelos trabalhadores foi argumentado então que 50% fosse arcado pela Fundação e os Trabalhadores compensariam 50%, o que foi rejeitado pelo desembargador, ficando o indicativo da proposta do Tribunal.

Neste diapasão, os servidores tem 4 alternativas, 1 - aceitam e fazem  a compensação; 2 - rejeitam e a greve vai para julgamento e em sendo decretada legal a Fundação não procedera os descontos; 3- rejeitam e a greve pode ser julgada ilegal e a Fundação promove o desconto dos dias; 4 - rejeitam e o Tribunal julga e determina  que a Fundação pague 1/3 e que os Trabalhadores compensem 2/3.

Assim devem os servidores analisarem as propostas em assembléia e conjuntamente tomarem a decisão mais coerente  de acordo com suas convicções. Ressalta-se que, em aceitando essa condição do Tribunal a categoria não sofre desconto e nem prejuízos, fora isso é depender do entendimento dos Desembargadores do TRT que pode nos levar ao lucro ou ao prejuízo. 

REAJUSTE SALARIAL E BENEFÍCIOS:

No item reajuste, a Fundação propõem 6,29% no salário e no VR e VA em torno de 16% o que elevaria o Ticket para 25 folhas de 16,00 = a 400,00 e o Alimentação para 126,00. Somados os dois benefícios e convertidos em especie, teria um impacto financeiro em torno de 5,01% sobre o piso de 2.000,00 reais. Assim somados aos 6% de reajuste proposto teria-se um impacto em torno de 11,01% em um piso de 2.000,00.

Os trabalhadores reivindicam no reajuste 63% e um VR de 25,00 assim a proposta salarial fica a quem do reivindicado, porém o Tribunal tenta mediar uma proposta em torno de 7 a 10% apenas no reajuste.
 Neste caso tem que se observar que em sendo rejeitado pelos trabalhadores, necessário se faz uma quebra de braços e a retomada da greve, pois o TRT não irá julgar clausula econômicas, apenas as sociais como o VR e o VA.

SOBRE AS RETALIAÇÕES:

Foi levantado na mesa as diversas retaliações cometidas pela Fundação contra os grevistas, sendo a Fundação questionada pelo Desembargador que exige que não haja qualquer retaliação, assim devem as situações relatadas retornarem ao estado anterior, não podendo haver perseguição a qualquer trabalhador grevista. Por sua vez a Fundação levantou que estaria havendo provocações dos grevistas para com aqueles que furaram a greve.

DA SEGURANÇA E DEMAIS ITENS:

Ao meu ver entre os itens levantados hoje como importante esta a segurança, onde a Fundação foi bombardeada na mesa, levando o advogado da Fundação a usar a expressão " não se pode negociar colocando seringa de sangue na mesa".

Neste item, os servidores demonstraram  a real situação de insegurança por qual passam, além de apresentarem propostas concretas para uma solução do problema, deixando a Fundação atordoada, pois, os argumentos lançados pelos trabalhadores eram sólidos e com fundamentos técnicos, desmanchando  os argumentos da Fundação.

Foi requisitado que os trabalhadores detalhassem ainda mais suas propostas e  as fundamentassem  dentro do aspecto legal. As demais estão colocadas no termo de audiência de hoje e que aparentam mais perfumaria do que pontos indispensáveis.

Uma coisa é certa, a Fundação percebeu que os servidores estão unidos e preparados para retomarem a mobilização se for necessário e por isso, esta deve vir a mesa com seriedade e com novas propostas e argumentos capazes de convencer os servidores a  não retomarem a greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo