quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Trabalhadores da Fundação Casa Pedem Socorro, Risco de Morte Nas Unidades é Eminente

Resultado de imagem para Fundação casa imagens de rebeliõesA situação dos servidores da Fundação Casa de São Paulo, esta cada vez mais complicada. A segurança dos servidores e internos esta comprovadamente cada vez mais precária, o que coloca a vida de todos em risco.

Hoje por volta de 12 horas, um grupo de internos foi resgatado por bandidos armados. Segundo os servidores 10 teriam fugido, mas 4 teriam sido recapturados.

A versão que circula de que um casal foi preso com uma pistola de plastico, não bate com a versão dos servidores nas redes sociais. 

Áudios postados afirmam que eram 3 bandidos e os 3 armados, e houve tentativa de disparo por um dos bandidos.

As informações dos seguranças do Corinthians segundo circula nas redes, também é que são 3 os indivíduos que praticaram o resgate.

Resultado de imagem para Fundação casa imagens de rebeliões
De acordo com o  relato de um servidor pelo aplicativo watszapp, foi levado dois grupos de 10 adolescentes cada para jogarem em um campeonato nas dependências do sport club Corinthians, sendo 10 internos da unidade Belém e os outros 10 da unidade Paulista, ambas do complexo Vila Maria.

Os adolescentes eram acompanhados pelo numero ínfimo de funcionários da Fundação Casa, sem qualquer escolta policial.

Quando já estavam nas dependências do Corinthians, um adolescente que havia fugido desta unidade a 3 meses, ingressou através do muro e começou a conversar com dois adolescentes que estavam com o grupo de internos. 

Resultado de imagem para Fundação casa imagens de rebeliõesNo momento em que os servidores perceberam, tentaram pegar o adolescente fugitivo, que novamente pulou o muro e se evadiu, voltando armado momentos depois com mais 2 comparsas e uma mulher, que os aguardava no interior de um carro do lado de fora.

Segundo funcionários da unidade, um dos bandidos tentou disparar tiros dentro das dependências gerando uma correria. O servidor de nome Douglas, só não teria morrido, porque a arma teria falhado, o que o outro servidor classifica como um milagre.

"Era para estarmos chorando mais um funcionário assassinado por culpa desta direção hipócrita e de diretores de unidades que estão facilitando a fuga destes internos para esvaziar as unidades. Eles sabem que não tem contingente suficiente, sabem que é perigoso sem escolta, sabem que esses internos são envolvidos com o crime organizado, mas mesmo assim nos manda para a morte", desabafou o servidor que não quis se identificar com medo de represálias.

Um outro servidor nos informa a suspeita de que essas fugas sejam intencionais por parte de direções de unidade, divisão e gestores da FC.

Para ele, mesmo sabendo dos riscos a FC  organiza tais eventos e não toma as medidas de segurança adequadas, colocando a vida de todos em risco, pois tem internos que são jurados de morte e  outros ligados a grupos do crime organizado. 

Segundo ele,  a direção da FC ainda faz propaganda das atividades externas, divulgando os endereços, facilitando ainda mais o planejamento de resgate de internos, como ocorreu hoje no Corinthians..

Isso é grave, pois ao divulgar o local das atividades, como pudemos constatar no torneio de Futsal, onde consta o local dos jogos  DRMC realiza regional do Torneio de Futsal, a direção facilita e muito que os bandidos organizem os resgates, pois é sabido que os servidores estão desprotegidos, desarmados e sem escolta policial.

Revoltado, um servidor postou que o ex-interno que organizou o resgate, também é fugitivo da unidade paulista.

Este interno havia fugido a mais ou menos 3 meses em  um jogo de basquete externo, também organizado pela direção da unidade Paulista e divisão.

Naquele episodio, 12 internos teriam empreendido fuga, entre eles o adolescente do resgate de hoje, mesmo tendo já ocorrido situação semelhante, a direção nada fez para evitar.

Ao contrário, a direção coloca em risco a segurança dos que ficam na unidade e também dos que saem para acompanhar, usando da coação para obrigar os servidores cumprir tais atividades sem o minimo de segurança.

As suspeitas dos servidores, ganha corpo quando fazemos a seguinte pergunta: Diante de tantas evidencias de falta de segurança, porque a direção e governo nada fazem para evitar estes riscos?

Facilitação de Entrada de Drogas


As denuncias dos grupos de servidores nas redes sociais são alarmantes.

Os servidores da casa Irapuru localizada na região de Marília, denunciam que o pai de um adolescente foi pego com um cigarro de maconha no bolso durante a revista. Apesar da vigilância ter feito seu papel e comunicado a direção, nada foi feito e a visita ainda ingressou normalmente na unidade.

Em Diadema, uma família de interno foi pega com porções de drogas escondida nas vestimentas de uma criança. 

Da mesma forma, a direção foi avisada, nada foi feito. A visita também ingressou normalmente para as dependências da fundação, deixando os servidores em um clima horrível, ainda mais ao saberem que o vigilante que encontrou a droga foi punido com transferência de posto. 

Já no litoral, um diretor de unidade segundo circula também nas redes, teria sido flagrado ingressando na unidade com celulares para os internos e também nada foi feito, demonstrando que há uma conivência da direção da instituição e da corregedoria com este tipo de prática, uma vez que nunca os gestores são punidos e sempre os servidores são acusados. 

Coação e Humilhação dos Servidores 


Segundo denunciam os servidores, a presidente da fundação casa, seus gestores de unidade e corregedoria usam da intimidação, coação e demissão para inibir que os servidores denunciem a situação caótica que se encontra a instituição.

No CAI Gaivotas do Brás, coordenadores de turno ameaçam servidores de agressões físicas caso estes não sigam suas determinações, contando eles com o apoio da diretora da unidade, que também supostamente  persegue servidores e assedia moralmente.

Na unidade Rio Claro a situação também não é diferente, os gestores constantemente ameaçam os servidores de punição e abusam do poder. Se o servidor atrasar minutos para passar o plantão corre o risco de ser punido.

Em Santo André, de acordo com servidores, a direção é tão abusiva que chegou a proibir um servidor que estava com 39 graus de febre de sair para ir ao médico, colocando a vida deste em risco.

Na garagem, depois de uma chuva de denuncias, parece que apenas os peixes pequenos devem responder, e ainda, numa atitude de retaliação, servidores estavam sendo obrigados a ficar do lado de fora da garagem até que faltasse apenas alguns minutos para baterem o cartão, ficando estes na rua a merce de ex internos que por ali circulam em função de comunidades próximas.

Da mesma forma a unidade Rio Novo em Iaras, conforme denunciaram os servidores, a direção chegou a perseguir funcionários da saúde por estes terem se negado a alterar um relatório médico. No entanto, a corregedoria da instituição esteve no local e nada fez contra a gestão.

Risco Eminente de Morte de Servidores e Internos


Mas não pense o caro internauta que isso é tudo. Os servidores além de estarem desprotegidos do lado de fora, também estão do lado de dentro da instituição, pois os internos estão cada vez mais violentos e a cada rebelião,  as lesões sofridas pelos servidores são mais graves, chegando até a morte.

Foi o que aconteceu na unidade de Marília no ultimo dia 04, onde o servidor Francisco Calixto de 51 anos, foi brutalmente assassinado durante uma rebelião. 

Posteriormente ao fato, os servidores em uma carta anonima denunciaram os acordos feitos pela direção da unidade, além do abuso de poder contra os servidores e e internos, até agora também nada foi feito.

Na raposo Tavares, servidores são ameaçados por internos e por familiares de internos. Já em Ribeirão preto, duas motos foram roubadas dentro do complexo. Segundo os servidores, bandidos entram com a maior facilidade pelos fundos que termina em uma comunidade,  uma vez que não possui nenhuma segurança e todos ali trabalham desarmados.

Diversas unidades, denunciam que após a morte do servidor de Marília, os internos tem de forma reiterada ameaçado que vão tomar as mesmas atitudes contra os servidores em caso de rebeliões.

Segundo alguns servidores antigos e experientes, este fim de ano promete ser um dos mais agitados e possivelmente sangrento dentro da instituição.

Para eles, a segurança esta totalmente fragilizada com a falta de servidores e de policiamento externo, soma-se a isso, a reiterada atuação abusiva e absurda da corregedoria contra os servidores, estes ingredientes propicia todas as condições para que ocorram mega rebeliões, com consequente morte de servidores e internos.

No entanto, a direção da instituição se limita a emitir notas através de sua corregedoria que vai apurar os fatos das ocorrências. 

Já o sindicato da categoria profissional, aproveitar-se desta fragilidade que se encontra a categoria para entregar de bandeja, direitos históricos dos servidores.

Para isso, usa de  assembleias fraudulentas, como a que esta chamando para a cidade de Bauru, impedindo que os servidores da capital e de outras cidades do interior participem.

Audiência Publica


Uma audiência publica foi convocada pelo deputado estadual Carlos Gianasi - PSOL no dia 07.11 na assenbléia legislativa de são paulo.

Esta audiência tem a finalidade de debater a situação critica que se encontra a Fundação Casa. 

È uma ótima oportunidade para os servidores colocarem a publico os riscos que correm, e os abusos que sofrem por parte de gestores da instituição e governo.

Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo