quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fundação Casa e Sindicato Dão Outro Golpe nos Servidores (os terroristas estavam certos)



"O Gilberto e o Adriano Neiva são mestres em fazer terrorismo. Por isso não dou ouvido a eles e procuro desmentir na unidade", dizia a mensagem postada em um grupo  de wattszapp de servidores da Fundação Casa de São Paulo.

O autor da mensagem é um conhecido servidor que vive puxando saco de chefias e direções de unidade, sempre com o intuito de auferir algum ganho, entre eles, promoção para cargo de coordenador.

Gilberto  e Adriano, a quem ele se refere como "terroristas", são na verdade dois ex funcionários demitidos este ano por fazerem a luta em defesa da categoria e da manutenção de seus direitos. Gilberto inclusive, foi presidente do sindicato, tendo como  marca de  sua gestão a conquista da estabilidade de servidor publico para todos os servidores.

Através de informações obtidas por estas duas lideranças, o Jornal Língua Afiada (blog Gigi fala Tudo), publicou em julho deste ano matéria informando que os servidores da FC teriam que devolver parte do reajuste de seus salários pelo fato da FC ter impetrado recurso junto ao TST.



No entanto, a categoria profissional preferiu dar ouvidos a entidade sindical que anda de braços dados com a direção da FC. Como resultado, ontem saiu um comunicado do RH da Fundação Casa dando conta da redução do reajuste salarial e retirada de clausulas sociais que foram conquistados com a greve junto ao TRT de SP. 

Mas essa não foi a primeira facada desferida pelo governo do estado e direção sindical contra os trabalhadores, pois, a greve foi suspensa para que houvesse várias rodadas de negociação, ficando definido no tribunal um reajuste de 9%. No entanto, na hora em que foi julgado, o TRT reduziu o reajuste para 7,6% que agora com o efeito suspensivo passa a ser de 7,3%.

È certo que a diferença de 0,3% pagas a mais nos salários dos servidores, deverão ser ressarcidos aos cofres da FC, sob pena de responder pôr improbidade administrativa a direção da instituição caso não a cobre dos servidores.

Mas a decisão do TST não causa apenas o prejuízo financeiro aos servidores, causa outro prejuízo nas cláusulas sociais, entre elas a escala de trabalho 2x2, uma vez que  o recurso também tirou o direito das 3 folgas que de certa forma compensavam as diferenças das horas da escala.

Mas calma caro navegante isso não é tudo, com este efeito, volta a pauta a discussão da escala 5x2 em função da ação promovida pelo Ministério Publico do Trabalho de Bauru, por erro grosseiro da entidade sindical o processo foi julgado a revelia e encontra-se em fase de ultima instância, sem qualquer chance de reversão.

Como podemos observar, o fantasma da escala 5x2 volta a assombrar os servidores, mesmo tendo um grupo significativo do interior abraçado as mentiras pregadas pela direção sindical com o claro intuito de iludi-los e traze-los para fazer coro com a direção da FC e do sindicato.

Como um dia se confirmou muitas das adivinhações de mãe Diná, as previsões de nossos terroristas vem se concretizando e, para o desespero dos servidores da FC as ultimas não são nada animadoras.

Na previsão do nosso mago linguá afiada, os servidores vão tomar uma cacetada ainda maior entre os meses de Dezembro e Janeiro, com a perca do convênio médico e de outros benefícios. 

FC busca fazer os ajustes necessários para a privatização, fará a retirada dos benefícios com  auxilio do sindicato que já preparou o terreno, entregou a sede da entidade e a carta sindical para a rede conveniada que irá comandar os novos servidores da FC terceirizados.

Mas como tem servidor São tomé (precisa ver para crer), uma mensagem vinculada no wattszapp por uma servidora, dá conta que em uma reunião a presidente da FC teria deixado claro a mudança do regime dos servidores de Celetistas para estatuários, o que é um passo para transferir os trabalhadores para a secretaria de educação e com o fechamento das escolas demiti-los.

Como se vê, ou os servidores reagem rapidamente e aproveitam o momento critico de segurança por qual passam as unidades e fazem o enfrentamento pontual contra a direção da FC e sindicato, ou, acabaram na vala comum dos desempregados que se amontoam nas filas das agências de emprego.

Para evitar a tragédia, é fundamental que os servidores decretem um greve a revelia da entidade sindical, elejam uma comissão de negociação sem representantes da entidade para negociar. 

Concomitantemente com a greve, devem acampar na porta de todas as unidades da justiça do trabalho do estado e tendo como pauta da greve a segurança, o cumprimento do dissidio 20231/2004 julgado pelo STF e que esta em pleno vigor, a garantia de emprego, estabilidade, manutenção dos direitos e conquistas, a saída da atual presidência da FC, a anulação de todos os processos administrativos instaurados pela corregedoria da FC com base  na ilegalidade de funcionamento dela. Por ultimo, pedir anulação da assembléia que constituiu de forma ilegal o novo sindicato, afastamento da direção e uma auditoria na entidade sindical.

Somente diante destas ações e encaminhamentos os servidores poderão reverter a situação em que o sindicato os colocou e evitar a demissão em massa. Caso contrário, se preparem para o caos e para chuparem esta manga com muito sal, pois ela esta bem verde e azeda.

Aos que chamaram nosso redator de terrorista e agora assistem se concretizar suas previsões, deixamos o conselho que deu o Ricardo Boechart da TV bandeirantes "vão caçar uma rola".


Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo