Policia usa de truculencia e agressão contra professores e alunos em escola ocupada |
A intransigência e a truculência do governo do estado de São Paulo no trato com professores e alunos, é de a causar revolta e indignação em quem assiste de perto este problema.
Os professores que mereciam respeito e atenção, são tratados como bandidos, agredidos na sua carne, dignidade e honra.
Alunos que ao invés de cometerem atos infracionais, buscam de forma legitima a garantia dos seus direitos constitucionais, são tratados pior que os internos da Fundação Casa, que ontem inclusive, fizeram rebelião novamente.
Porém, o mesmo Governo levou bem mais de duas horas negociando o termino da rebelião, sem que um interno se quer tenha sido arranhando.
Dois videos enviados para nosso blogs pelos internautas, mostram a truculência da policia na intervenção ocorrida na tentativa de desocupar sábado (14) a tarde a Escola José Lins do Rego, M. Boi Mirim, Zona Sul da capital paulista.
A escola esta ocupada por alunos e professores em protesto contra o fechamento de escolas pelo projeto de reorganização do governo do estado.
A violência e a força desnecessária usada pelos policiais foi grotesca, nos remetendo a seguinte pergunta. Para quem o Governo do PSDB de São Paulo governa?
Será que o governo do estado governa para a população ou para si próprio, visto que esta postura de tratar como bandidos trabalhadores e estudantes, que representam parcela significativa da sociedade, não é nada correta.
Nos causa muita preocupação quando um governo se propõem a negociar com criminosos e infratores, mas quando se trata do trabalhador e do estudantes, ele agride, espanca e humilha.
Isso também nos remete a uma outra pergunta. Que tipo de sociedade estamos construindo?
Esta pergunta deve ser feita muitas vezes, pois, inverter os papeis e posições como ocorre na gestão tucana em São Paulo, nos remete a um futuro temeroso e violento.
O papel do estado é proteger e garantir a segurança dos seus cidadãos, bem como, garantir seus direitos delineados na Carta Maior da nação Brasileira.
No momento em que o estado deixa de cumprir este papel e passa a descumpri-los, utilizando a máquina estatal para reprimir aqueles que reivindicam o restabelecimento de seus direitos, este estado passa a ser um estado repressor, ilegal e abusivo no exercício de seu mister.
Diante disso, seu governante deve ser interpelado, politicamente e judicialmente, pois não pode ele colocar seus interesse politico sobre os interesses de seus representados.
Mais que isso, deve ser representado junto a corte interamericana de Direitos Humanos, uma vez que o poder do estado e da máquina estatal deve ser rechaçado diante dos abusos cometidos por aqueles que fogem do papel constitucional a ele determinado, colocando em risco, física e psicologicamente cidadãos de direitos ainda em formação.
A violência cometida contra os professores, é inaceitável. Estes profissionais já cumprem seu papel com muita dificuldade diante das condições precárias a que estão colocados.
Igualmente a violência contra os estudantes, que na sua maioria, estão em desenvolvimento mental. Para um jovem destes, que cumpre a lei e haje como cidadão, ser tratado como bandido, ser espancado por reivindicar seus direitos, pode leva-lo a um distúrbio emocional, psicológico e incentiva-lo a reproduzir esta violência, tornado vitima a própria sociedade.
Professores precisam é de bons salários, de respeito, condições de trabalho, carinho e dignidade e não de policia, agressão e violência. Os estudantes precisam de dedicação, de incentivo, de apoio e respeito e não espancamento ou discriminação como ocorreu.
È necessário com urgência que a sociedade se movimente para exigir a mudança neste estado de coisas que ocorre na terra dos cosiques do PSDB, que levam um governante de forma absurda, achar que está acima da lei e da própria sociedade. Caso contrário, corre-se o risco de todos ficarmos reféns da tirania e da violência estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo