quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Moradores da Cidade de Americana se mobilizam contra fechamento de escolas em São Paulo


Ex-Deputado Estadual Antonio Mentor encabeça representação contra fechamento de escolas no estado de São Paulo

Os moradores da cidade de Americana (localizada a 120 km da capital paulista), se mobiliza contra o golpe do Governador Geraldo Alckmin - PSDB, que pretende com a suposta "reorganização do ensino", fechar escolas em todo o estado de São Paulo.

Americana é conhecida não só pela sua área rural e industrial no interior do estado, mas também,  pela luta sistemática contra as politicas absurdas aplicadas pelo PSDB. 

Em um embate recente, lideranças comandadas pelo ex deputado Antonio Mentor, colheram uma importante vitória para a cidade. O prefeito do PSDB Diego Denaday, foi cassado pelo TSE em virtude de uma representação impetrada por Mentor junto ao TRE.

Representação ao MPE protocolada por Mentor, bancada de vereadores do PT e mais de 2000 assinaturas de moradores de Americana

Hoje (11), um novo embate também liderado por Antonio Mentor se iniciou em Americana.  Uma representação foi protocolada junto ao Ministério Publico do Estado de São Paulo - Comarca de Americana, com os seguintes requerimentos:

-a imediata suspensão e interrupção do plano de reestruturação;

-realização de audiências públicas para ouvir a comunidade escolar;

-convocação das audiências com antecedência e ampla divulgação;

-fornecimento de todas as informações sobre reestruturação planejada para a nossa região.

A representação impetrada por Mentor, conta com o apoio de toda a bancada de vereadores do PT de Americana, e ainda, com mais de 2000 mil assinaturas da comunidade da Escola Estadual Prefeito Antonio Zanaga.

A "reorganização do ensino", nome dado pelo Governo do Estado de São Paulo liderado pelo PSDB, tem na verdade  a finalidade  de fechar escolas, terceirizar o ensino publico e superlotar salas de aula, precarizando ainda mais o ensino publico.

Para Antonio Mentor, o governador Geraldo Alckmin e o PSDB, arrumam nomes bonitos para projetos catastróficos como este que fecha escolas.  

"Nossa representação tem o objetivo de paralisar esse projeto absurdo do governo do estado de reorganização do ensino publico. Essa alegação do governador é maluca, eles colocam um rotulo bonito na mercadoria que não corresponde com a verdade do conteúdo, enganando assim toda a população do estado e prejudicando os estudantes e os profissionais da educação", dispara Mentor. 

Mentor afirma ainda, que a politica neo liberal que vem sendo implantada a 25 anos pelo PSDB no Estado de São Paulo é perigosa, podendo virar um grande balcão de negócios. 

"É responsabilidade do estado cuidar da educação, saúde, abastecimento, segurança entre outros. Transferir essas responsabilidades para a iniciativa privada é um grande perigo para a população do nosso estado, isso acaba virando um verdadeiro balcão de negócios, a iniciativa privada visa apenas o lucro e não o bem estar da coletividade. Eles (PSDB), fizeram isso na agricultura, no sistema prisional, na segurança publica, estão fazendo isso na Fundação Casa e em todos estes setores.isso não funcionou e não funciona. Fazer isso com a educação é alijar os filhos dos trabalhadores de uma educação de qualidade, isso é um verdadeiro crime", afirma Mentor.

Protestos se intensificam

Os protestos contra o fechamento das escolas vem se intensificando em todo o estado de são paulo e jogam a popularidade do governador e do PSDB no fundo do abismo.

Um grupo de cerca de 150 alunos ocupou a Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, na manhã de terça-feira, 10. Eles são contra a reorganização escolar proposta por Alckmin (PSDB), que pretende separar os colégios por etapas de ensino e já anunciou o fechamento de 94 escolas em todo o Estado.

Estudantes ocupam escola em SP contra fechamento de unidades
Escola Fernão Dias ocupada por alunos (Foto: Taba Benedicto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

A unidade ocupada é uma das 754 que vão ter o fechamento de um dos ciclos. A unidade, a partir do próximo ano, não terá mais ensino fundamental.

Os estudantes e professores prometem um verdadeira guerra contra mais este projeto neo liberal do PSDB, que mostra de vez sua cara e para quem governa no estado de São Paulo, com certeza não é para os trabalhadores e nem para os estudantes pobres.

Por: Gilberto Braw

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo