segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Governador de SP é derrotado no TJ, alunos e professores ganham força em ocupação de escolas

Desembargadores entenderam que alunos não querem morar em escolas ocupadas

O Tribunal de Justiça de São Paulo, negou hoje liminar ao governo do estado de São Paulo que requeria a desocupação das escolas.  

As escolas foram ocupadas desde que o governo Geraldo Alckmin -PSDB, anunciou a reestruturação escolar que tem como mote principal o fechamento de 94 escolas.

No entender dos desembargadores que proferiram a decisão na manhã desta segunda (23), não há uma questão possessória. Ou seja, os estudantes não querem ocupar as escolas para morar nos locais, e sim discutir a questão da reorganização do ensino colocado pelo governo paulista para 2016.

O julgamento ocorreu em função de um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado. O TJ-SP já havia negado a reintegração de posse de uma das escolas ocupadas.

A ação vai  continuar tramitando na corte, o TJ pretende fazer mais uma audiência de conciliação entre estudantes e  Secretaria de Educação para discutir a reforma.

Já são 86 as escolas ocupadas segundo a  secretaria estadual de educação, 42 apenas na capital. O sindicato dos professores (Apeoesp) fala em outros 17 prédios com ocupação de alunos, pais, professores e outros manifestantes contrários à reformulação do ensino, somando 103 instituições na conta do sindicato (49 na capital).

Contrariando todas as previsões de que o TJ-SP novamente teria uma posição favorável ao governo estadual, desta vez, o TJ mostrou estar antenado nos movimentos da sociedade que, claramente rechaça a proposta do Governo Alckmin de fechar escolas, superlotando assim as salas de aula e precarizando o ensino publico.


Esta derrota imposta pelos estudantes, professores e familiares ao governo do PSDB, favorece o crescimento do movimento.

Diante da impossibilidade do uso de força policial (marca do governo Alckmin), para desocupar as escolas, a tendência é que muitas outras escolas sejam ocupadas, colocando uma faca na jugular do Governo do estado e de seu projeto nefasto e absurdo.

Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo