quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Fechamento de Escolas x Fugas na Fundação Casa = a demissão em massa, "tomou?"

                         x






O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin do PSDB, anda de sorrisos largos, inclusive faz deboche da manifestação de alunos e professores contra o novo plano estadual de educação que vai fechar 94 escolas, ou seja, redução de salas de aula, precarização do ensino publico no estado.

Há 25 anos a frente de São Paulo, o PSDB sucateou as escolas publicas. O que se encontra hoje, é o caos educacional e a politica perversa dos tucanos contra os servidores.

Só para se ter uma ideia, em São Paulo, o governo não negocia com professores, mas negocia com o crime organizado, mostrando uma postura politica e  ética duvidosa . 

Neste estado,  o professor que deveria ser tratado como mestre, ao contrário, é tratado como bandido, na base da borrachada.

O plano educacional apresentado é absurdo.  Ao invés de reduzir o numero de alunos por sala e abrir mais salas, o governo quer reduzir salas de aula e elevar o numero de alunos por sala.

O plano é aplicado de cima para baixo, sem ouvir os interessados da área, desmerecendo e desrespeitando  os professores  que tem  papel fundamental na construção de qualquer sociedade civilizada.

A politica de aprovação continuada implementada pelo governo de Alckmin, tem jogado os filhos dos trabalhadores no valão comum da ignorância educacional e, só não é pior, graças ao esforço destes verdadeiros heróis chamados professores.

Aqui em São Paulo, a estrutura das escolas são precárias; o aluno passa de ano mesmo que não cumpra a grade  curricular; os professores ganham o pior salário do país, e ainda,  é agredido, ameaçado e achincalhado, dentro e fora da sala de aula.

A segurança escolar é a pior de todas, colocando em risco os profissionais e os alunos. Em muitas escolas, o lado externo se transformou em pontos de aliciamento de crianças e adolescentes para a violência,  drogas,  bebidas e a promiscuidade nos pancadões.

Ao invés de melhorar a qualidade do ensino, remunerar melhor os profissionais, o Governador tucano detonou  colocando na secretária da educação, alguém com a  finalidade de cortar gastos e não de dar qualidade ao ensino.

O sucateamento do ensino público, tem a finalidade favorecer as escolas particulares, que já ganham horrores, dificultando aos alunos de baixa renda o acesso aos estudos. Superlotar as salas de aulas, vai deixar alunos e professores estressados, aumentando a evasão escolar e o adoecimento destes trabalhadores. 

Não bastasse isso, com o fechamento das escolas, a demissão em massa vem a passos largos, prejudicando pais e mães de família.

Mas na educação, os professores  tem um alento, o Sindicato tem postura de luta e vai a guerra para defender a categoria, manifestando sua posição publicamente e organizando a categoria para o enfrentamento. 

A Apeoesp, tem tradição de luta e democracia, possui um quadro de diretores forjados na luta,  fazem o enfrentamento de cabeça erguida e peito aberto, por isso a categoria responde e confia.

Fundação Casa o Plano de Fugas para esvaziar as unidades, demitir servidores e a Conivência do Sindicato

IMG 20151007 161450088 HDR
Reunião do sindicato e comissão com a presidente da Fundação Casa
Já na Fundação Casa de São Paulo, os trabalhadores não tem a mesma sorte. 

O sindicato, deixa a desejar em muito em sua atuação, ficando numa posição duvidosa perante a classe.

A Fundação Casa vem  esvaziando as unidades, deixando a impressão de ser um plano arquitetado pela própria instituição. 

Só que este plano,  a cada dia deixa mais  servidores feridos, processados, demitidos e pior, agora sem a devida representação sindical.

12144833 895242987177509 5711085897083250371 n
Assembléia da rede conveniada ( tomou tudo dos servidores da FC)
Isso talvez explique a alegria do governador Geraldo Alckmin. Enquanto na educação ele encontra resistência por parte da Apeoesp que luta ao lado dos professores, na Fundação Casa, o sindicato de forma sorrateira rifa os trabalhadores. Sem rumo, os trabalhadores apenas se  lamentam nas redes sociais.

Só de janeiro até o presente momento mais de 500 internos fugiram da instituição em dezenas de rebeliões, deixando centenas de servidores feridos e mutilados. 

Saiba mais

Adolescente confirma que corregedora influenciou em seu depoimento
Mas não pense você nosso caro internauta que isso ocorre ao acaso.

As rebeliões e fugas são anunciadas segundo denunciam os servidores, por tanto, os gestores da instituição e governo tem conhecimento claro do que vai ocorrer. No entanto, não fazem nada para impedir.

Para se safar de sua cota de responsabilidade, o governo usa a corregedoria da instituição para responsabilizar os servidores, como sempre acontece .

Adolescentes fogem das unidades da FC
Observe caro internauta o maquiavelismo governamental, pois, além de esvaziar as unidades de forma irregular, ao mesmo tempo joga a culpa nos servidores, desmoralizando eles junto a opinião publica.

Desta forma,  vão fazendo a privatização e  com ela, a demissão em massa. Cabe lembrar que já foi tentado algo nesse sentido por  Alexandre de Moraes em 2005, sendo barrado pelo judiciário após a mobilização de todos os servidores.

Assembleia de fundação do Sitsesp, esvaziada e muitos seguranças se passando por servidores
Quem conhece bem  a instituição,  constata com clareza que a administração fragilizou a segurança das unidades, retirando dos servidores toda a autoridade perante os jovens, usando a corregedoria como instrumento de coação e de perseguição politica.

Ao mesmo tempo, a direção fortalece os internos, que acabam  comandando as unidade. Até mesmo influenciar os internos para que  acusem servidores, a corregedoria já fez. 

Usou para isso,  promessas de regalias ou benefícios para que os jovens prejudicassem os servidores, sendo isso um crime como denunciamos aqui no blog.

Por ultimo, a direção da FC, cooptou a direção sindical. Por seu turno, esta direção cooptada, se coloca a disposição para implementar o projeto de privatização. 

Mas temos ainda outros atores, como por exemplo  o Ministério Publico Estadual. Diante de tantas denuncias, inclusive de fraude processual por parte da corregedoria, o MP não faz absolutamente nada se mantendo omisso.

Com esta formula mágica, a cada rebelião ou fuga, a instituição e o governo vem a publico acusar unica e exclusivamente os servidores, que na maioria das vezes,  por conta própria tentam se defender diante da omissão sindical.

Para participar da assembleia dos servidores da FC, quem autorizava a participação era a diretora Cleusa que é da rede conveniada

Para piorar a situação dos servidores, no ultimo sábado (24), o sindicato Sitraemfa, deu o golpe fatal na categoria. 

Com a insatisfação da categoria com o peleguismos sindical e interferência da rede Conveniada ( seguimento terceirizado comandado por organizações sociais), que atua junto as creches e educação infantil terceirizadas, a categoria rachou.

A diretoria do sindicato vendo a possibilidade dos servidores desmembrarem o sindicato e fundarem um  sindicato próprio da FC, deixando toda direção de fora, os membros do sindicato se adiantaram. Fizeram uma assembléia das mais pelegas que já pudemos presenciar,  e assim,  anunciaram a fundação do " Sitsesp" - Sindicato dos Trabalhadores da Sócio Educação do Estado de São Paulo.

A assembléia ocorreu de forma escamoteada e anti democrática. 

A categoria foi pega de surpresa, muitos inclusive, não sabem que houve assembléia, não houve uma divulgação para toda a categoria,  não foi fornecido os meios para que os servidores participassem. Chegaram ao absurdo de  impedir pessoas que são lideranças na categoria de participarem, colocando seguranças para intimidarem e impedirem a participação dos que se opunham a direção sindical e ao peleguismo.

Presidente do sindicato Aldo Damião, rifando a categoria
Foi ainda a assembléia, precedida de um suposto congresso no mesmo dia de manha. Participaram do suposto congresso apenas delegados que foram eleitos para outra finalidade, excluindo assim toda a categoria do debate da formação de uma nova entidade sindical. 

A desproporcionalidade  entre os delegados foi gritante, sendo 160 da rede conveniada e apenas 70 da Fundação Casa, apesar dos funcionários da Fundação Casa bancarem 70% das receitas do sindicato.

Maria Gusmão da rede conveniada, comanda assembléia da FC
O resultado foi um só; a rede conveniada vai ficar com tudo, inclusive a carta Sindical, enquanto os servidores da Fundação Casa vão sair pelados, nus com a mão no bolso, sem carta sindical, sem entidade oficial, o que facilitará em muito a demissão em massa que vem sendo preparada nos últimos 9 anos pela  turma da Gusmão.

Delegadas da rede conveniada, votam em peso para afundar os servidores da FC
Cabe ressaltar, que neste mesmo período Berenice Gianella assumiu a presidência da Fundação Casa, e vem implementando uma politica de terceirização da instituição com a participação de ONGs, que aos poucos, vão assumindo a estrutura e as funções dos servidores da FC. 

Para isso, as ONGs recebem recursos consideráveis, enquanto seus trabalhadores salários minguados como acontece nas creches.

Vendidos na greve, servidores da FC estão abandonados a própria sorte
Ocorre que os serviços prestados na Fundação Casa pelas ONGs, não estão a altura dos serviços que eram prestados pelos próprios servidores da FC, com um custo muito menor, deixando a impressão de que as ONGs servem como uma espécie de interesse politico ao governo.

Mas nosso caro internauta ainda não viu nada, os servidores terceirizados das ONGs, vão pertencer ao Sitraemfa, sindicato que até sábado (24) representava os dois seguimentos (ONGs e Servidores da FC).

sindicato abandonou os demitidos por perseguição politica
Os servidores da FC , foram usados, construirão um sindicato, bancarão ele financeiramente, para depois saírem de lá sem nada, correndo o risco de serem dizimados. 

Mas o inferno de dante destes servidores, esta a queimar ainda mais. Na mesma assembléia, foi eleita a diretoria provisoria, composta por todos os diretores que estavam no sindicato sitraemfa, ou seja, não mudou nada e ainda ganharam mais tempo.

A formula da demissão em massa é simples, como já publicado aqui no GiGi Fala Tudo, o governo pretende transferir os servidores da FC para a secretária da educação, e assim, com o fechamento das escolas e a extinção da empresa publica FC (que passará para as mãos das ONGs), todos serão demitidos, os servidores da FC e professores da Educação.


Do Ato Ilegal, Carta Sindical e Demissão em Massa

As greves só sairam porque servidores atropelaram a direção sindical
Os caminhos traçados pela direção do sindicato junto com a direção da FC é tão meticuloso, que segundo informações obtidas pelo Jornal Língua Afiada do Blog GiGi Fala Tudo (impedido por seguranças de acompanhar a assembleia ), o edital de convocação lançado pelo sindicato, foi para a pró fundação do Sitsesp, ao invés de lançar um edital de desmembramento, o que seria o correto. A Constituição Federal, proíbe a criação de dois sindicatos na mesma base, porém permite o desmembramento da base sindical, o que deveria ser colocado no edital.

Como informou um representante do sindicato na assembléia, a conquista da carta sindical pode demorar até um ano, ou até mesmo, pode não ser liberada, o que deixa os servidores da FC órfãos de pai e mãe, facilitando em muito a privatização e a demissão em massa.

A mesma direção abandonou a categoria em 2005 na demissão de 1751 servidores
Diante  das diversas denuncias de suposta corrupção na entidade sindical, como por exemplo, o Club de campo da categoria, comprado com o dinheiro dos servidores da FC, vendido por um décimo do seu valor real;  um carro que custou em torno de 70 mil  e agora suspeita-se que seja de um ex diretor; suspeitas de que  recursos arrecadados com as homologações da rede conveniada não tenham sido depositados totalmente na conta do sindicato; empréstimos  do sindicato feitos para diretores que nunca são pagos, entre tantas outras denuncias que deveriam ser apuradas.

O correto, seria que uma auditoria fosse feita pelo Ministério Publico na entidade sindical, para só depois haver a divisão do sindicato,dos segmentos e do patrimônio,  e cada um, escolheria sua  nova direção. 

No entanto, da forma que foi feita e o caminho que aponta a direção da FC, que dia a dia vem desmoralizando os servidores e fortalecendo as ONGs, parece que os servidores da FC estão encurralados.

Tem servidor que por conhecer bem a história do sindicato, Fundação e da legislação, junto com algumas testemunhas abriu Boletim de Ocorrência, contra o constrangimento sofrido  e a fraude sindical proposta.

Tem servidor que promete lançar na categoria um abaixo assinado e recolher assinaturas, para ingressar com ação de nulidade da assembléia, exigindo uma auditoria no sindicato, para só depois, com o acompanhamento do MP realizar o desmembramento.

Se forem tomadas estas atitudes,  talvez seja a unica saída para salvar o emprego dos servidores e moralizar a entidade sindical. 

Mas para que isso ocorra, tem que haver a participação de toda a categoria, caso contrário, igualmente ocorreu na CMTC de São Paulo na gestão de Paulo Maluf, a categoria vai ser demitida e o projeto governamental apoiado pela direção sindical estará concluído.

O Jornal Língua Afiada do blog GiGi Fala Tudo, tem como principio manter a verdade das informações aqui trazidas. 

Assim, estamos editando um vídeo montado a partir das diversas imagens a nós fornecidas pelos servidores, para fortalecer os fatos aqui narrados.

Nosso internauta vai poder assistir e ver como foi vergonhosa e anti democrática a  assembléia de pró fundação do sindicato da sócio educação que já nasce contaminado.

Talvez, depois de publicado o vídeo com as informações aqui trazidas, os servidores possam acordar e tomar uma atitude séria, como aconteceu com os servidores da casa cedro, que ontem paralisaram suas atividades por contra própria e a revelia do sindicato, mostrando que os trabalhadores unidos podem e devem enfrentar os desmandos e as armadilhas governamentais montadas com auxilio de uma direção sindical pelega e nefasta.

Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo