segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Operação catastrófica de Policiais do G.O.E, frustra casamento de jovens e manda inocentes para a cadeia


Tinha tudo para ser mais uma das brilhantes operações do Grupo de Operações Especiais - G.O.E, da  policia civil do Estado de São Paulo, no entanto, se transformou em uma verdadeira tragedia para duas famílias da zona leste da capital paulista.

O assalto a um caminhão frigorifico, ocorrido no dia 2, no Km 315 da rodovia Regis Bitencourt, cidade de São lourenço da Serra, foi o estopim para mudar a vida de dois jovens trabalhadores que moram exatamente a 117,1 km daquele local.

O vídeo abaixo relata fielmente a situação vivenciada pelas famílias e o sofrimento de uma noiva as vésperas do seu casamento. Click no video para assistir


Conforme apurou o Jornal Língua Afiada, o caminhão frigorifico Ford Cargo, cor Branca, placas MCU 4225, proveniente da cidade de Xanxerê - Santa Catarina, carregado de carne suína, no valor de R$ 63 mil reais, era   conduzido por Marcio Augusto Martimianos, com destino a região de guarulhos, por volta de 08:30 horas da manhã, foi abordado por 3 indivíduos, sendo cercado por um Fiat-Siena de cor preta conduzido por um dos bandidos e uma moto com dois outros indivíduos.

117,1 km separam  São Lourenço de São Miguel Paulista



A versão dada pelo motorista, que deixa algumas duvidas, um dos bandidos que estava na motocicleta desceu e assumiu o volante do  caminhão, colocaram o motorista dentro do Siena preto, rodando com ele por várias horas.

Afirmou ainda a vitima, que o bandido que desceu da motocicleta e assumiu o volante do Fiat Siena foi reconhecido como Robinson Santana, que inclusive, o agrediu com um tapa na cabeça. 

Posteriormente rodaram com ele por cerca de 30 minutos, parando em um semáforo, onde Robson teria novamente voltado para a motocicleta e  outro assumiu o volante do veiculo. Disse ainda a vitima,  que também colocaram em sua cabeça um moletom para impedirem que ele visse os rostos dos bandidos,
Boletim de ocorrência colocam em duvida versão policial
Posteriormente, a equipe 55 do G.O.E, teria recebido informação da empresa de rastreamento Sascar que o referido caminhão havia saído da rota de entregas, e  estaria emanando sinais do rastreador na Av. Jacu Pessego sentido Rodovia Airton Senna, bairro de São Miguel Paulista, sendo que as equipes se deslocaram para lá, localizando e abordando o caminhão na Av. Jacu Pêssego com a Av, Cel Manuel Feliciano.
No ato da abordagem, o motorista que conduzia o caminhão, de pronto assumiu que o veiculo  era produto de roubo e que ele apenas estava conduzindo e iria dispensa-lo na região de Guarulhos e receberia o valor de R$ 1.000 reais pelo serviço. 

Reconhecimento duvidoso
Afirmaram ainda os policiais, que na retaguarda havia um veiculo Ford Fiesta de cor vermelho, com dois indivíduos e que, ao tentarem se desvencilhar da abordagem, foram parados, sendo que negaram ter participado do roubo, porém ao chegarem na delegacia especializada Robson foi reconhecido pela vitima como um dos participantes do assalto, sendo esta a versão oficial dos policiais.

Familiares e amigos contestam versão da policia

Já os familiares de Rafael Spínola e Robson Santana, contestaram a versão apresentada pela policia.

Imagens de posto de gasolina na zona leste desmontam versão policial
Para Marcelina Luisa Sampaio e sua futura nora Luana Bessa de Oliveira, Rafael havia trabalhado no dia anterior no Center Norte Estacionamentos, localizado dentro do Shopping Center Norte - Zona Norte de São Paulo, na noite anterior (1). 
Ele havia chegado do trabalho e ido para  acasa da noiva localizada na Travessa Hilda  Gonçalves de Oliveira nº 15, - Vila Verde - bairro de Itaquera, onde passou a noite  revendo com a noiva os detalhes do casamento previsto para acontecer no  dia próximo sábado (12). 

câmera registra momento exato em que jovens saem de casa
Como ficou tarde, Rafael dormiu na casa da noiva, as sete horas da manhã, Luana saiu para o trabalho e deixou  Rafael dormindo, ela ainda pediu para sua mãe para fazer um café para ele quando acordasse.

Segundo a futura sogra de Rafael, Marcia Regina de Araujo Bessa de Oliveira, Rafael levantou por volta de 09:45 horas (2), e após tomar café, pediu a ela o carro emprestado um Ford Fiesta, para que pudesse ir ao shopping center norte onde trabalha, para sacar na agência bancaria onde tem conta salário, uma vez que o seu cartão de banco havia quebrado e assim só conseguiria fazer o saque na própria agência bancaria e ainda iria comprar o terno para o casamento.

câmera mostra momento de encontro entre Pedro, Jair e os Jovens acusados
Após emprestar o carro ao futuro genro, ela afirma que ele saiu de casa por volta de 10:20 horas, passou no posto de gasolina onde sempre abastecia, e foi para a casa de seu amigo e padrinho de casamento Robson, que fica ao lado de sua casa. 

Chegando lá por volta de 10:48 horas e, após acordar Robson, que rapidamente se trocou, juntos saíram rumo ao shopping center por volta das 10:59 horas. 

A mãe de Rafael só ficou sabendo da prisão do filho e de Robson por volta das 18:00 horas quando recebeu uma ligação da delegacia informando da prisão.

imagens revelam horário que Rafael estaciona na porta da casa de Robson
No mesmo caminho, a mãe de Robson informou que no dia anterior (1), Robson entrou junto com ela em casa por volta das 19:15 horas,  como ele tinha esse compromisso com Rafael, Robson não saiu de casa naquela noite, sendo que só saiu de sua residência no dia seguinte (2) por volta das 10:59 horas acompanhado de Rafael.


Blog GiGi Fala Tudo Investiga e descobre a verdade.


Diante do Clamor e do desespero das famílias, amigos e vizinhos dos jovens, o Jornal Língua Afiada foi a campo, buscou rastrear a vida destes jovens naquele fatídico dia 02 de setembro,  descobrimos que realmente  ambos os jovens são totalmente inocentes das acusações a eles imputadas.

O Jornal Língua Afiada, buscou refazer todo o caminho feito por Rafael Spinola e buscou imagens do Posto Ipiranga localizado na Av. Pires do Rio próximo ao cemitério da Saudade. 

Rafael Trabalhava registrado
O Jornal Língua Afiada, conseguiu as imagens do momento em que Rafael entrou com o veiculo de sua sogra para abastecer  e nesse momento o cronometro das imagens registram 10:31hs do dia 2, as 10:34 hs ele sai do posto, e se dirige  para sua residência  na rua faveira do mato, próximo ao posto de gasolina.
 Já na rua faveira do mato, o Jornal Língua Afiada, conseguiu imagens da  câmera de vídeo de um morador que registra a chegada de Rafael Spinola as 10:49 horas, onde ele desce do veiculo, entra na casa de Robson Santana, saindo de lá  as 10:59 horas. 

Rafael e Robson entram no carro ford fiesta vermelho e descem a rua em direção a av. jacu pessego, local onde ambos foram abordados pela operação policial do GOE.

Registro de ponto de Rafael no dia 1ª
Mas lançamos aqui algumas observações importantes para que o nosso internauta possa compreender melhor a injustiça praticada contra esses dois jovens.

Nas imagens coletadas pelo Jornal Língua Afiada, na rua faveira do mato onde moram Rafael e Robson, observamos que no momento da chegada de Rafael várias pessoas estavam presentes naquele local, algumas no portão da casa de Robson, alem do que, uma outra pessoa aparece nas imagens por volta de 9:30 horas na casa de Robson. 

Esta mesma pessoa sai e retorna as 10:59 horas, onde, encontra com Rafael e Robson já descendo a rua em sentido a av. jacú pessego, por outro angulo da câmera, vemos quando o carro para junto a esta pessoa, ao mesmo tempo uma moto que estava estacionada na casa que fica em frente a casa de Rafael e Robson também passa bem de vagar e, é possível ver o motoqueiro cumprimentando eles. 

Buscamos saber quem eram estes personagens, testemunhas oculares de que Robson Santana  e Rafael Spinola estavam ali em São Miguel Paulista no mesmo horário em que ocorreu o roubo do caminhão em são lourenço da serra, a 117 Km de distância, o que comprovaria de vez que os argumentos lançados pelos investigadores do G.O.E e do motorista vitima do assalto não condiziam com a verdade.

Declaração do Sr. Irenildo testemunha
O primeiro personagem que entrevistamos foi o Sr. Jair Barbosa de Barros, que aparece nas imagens antes das 10:00 horas na casa de Robson e depois as 10:59 horas encontra com este no meio da rua quando o carro descia em destino a av. jacu pêssego.

Jair nos relatou que por volta das 9:30 hora havia ido a casa de Robson buscar um Vídeo Game, porém ao chegar lá se deparou com o Sr. Mário Santana pai de Robson que informou a ele que Robson estava dormindo e, caso ele quisesse poderia chama-lo. 

Porém, Jair preferiu não incomodar o amigo e disse que voltaria mais tarde e retornou quase uma hora e vinte minutos depois conforme demonstram as imagens, encontrou ele com Robson já no interior do carro Ford fiesta vermelho conduzido por Rafael poucos metros abaixo da casa deles.

Ao saber da prisão de Robson e de Rafael, Sr. Jair ficou revoltado e não titubeou em fazer uma declaração e se prontificar a ser testemunha de ambos.
Declaração de Pedro Junior Testemunha

O segundo personagem, é o Sr. Irenildo Felix Leite, vizinho de Robson, que estava ali no momento da chegada de Rafael. 
Irenildo nos informou que havia chegado a  casa de Robson por volta de 10:40 horas, para levar o pai dele ao Médico, visto que Robson iria sair com Rafael para comprar o terno do casamento. 

Ele confirmou que ao entrar na casa de Robson para ajudar seu pai a a descer as escadas em função deste ser cadeirante, ele viu Robson em seu quarto dormindo, comprovando assim as informações dos familiares do Jovem.

declaração de Jair Testemunha
O terceiro personagem, é a Dona Cida, moradora do mesmo quintal onde reside Robson, conforme as imagens de vídeo, ela nos informou que estava próximo ao portão olhando as crianças que brincavam na rua, quando Rafael chegou com o veiculo.

Como de costume pediu-lhe a benção e entrou na casa de Robson para acorda-lo, dez minutos depois, ambos desceram e Robson lhe deu um beijo e pediu a benção a ela também e  ainda, ela brincou com Rafael que radiante com o casamento que chegava, dizendo a ele " ai neguinho vai passar pro nosso lado né".

O quarto personagem que encontramos que aparece nas imagens na motocicleta em frente a casa dos jovens e aparece também  descendo a rua logo atrás do carro dirigido por Rafael e pareia com ele no momento que estes param para conversar com Jair, chama-se Pedro Gonçalves da Silva Junior.

Ele relata e as imagens mostram claramente, que naquele dia por volta das 9:40 horas ele voltando do trabalho, passou como de costume na casa de sua avó que fica bem em frente a casa de Robson e  Rafael. 

Declaração da Sogra de rafael
O motivo da visita foi para informar sua avó da cirurgia no joelho que ele faria esta semana provocado por  um acidente de trabalho, buscando assim tranquilizar a avó com quem pedro foi criado.

Ele confirmou que no momento em que saia par ir para sua residência no Jd. Dos Ipés, presenciou Robson e Rafael saindo da casa de Robson e chegou a cumprimenta-los mesmo de longe, momento em que estes saíram com o carro e ele pedro, desceu em seguida, conforme registram as imagens colocadas em nosso vídeo de 23 minutos. 

Robson e Rafael Presos Injustamente
Pedro também se prontificou a fazer uma declaração por escrito e a testemunhar em favor dos jovens.

Ao lado da casa de Rafael e Robson, existe uma lanchonete. Enquanto tomávamos um lanche, ouvimos um rapaz de nome paulo comentar com o dono do estabelecimento que estava revoltado coma prisão dos jovens e um colega seu presenciou o momento da prisão.
Este amigo, havia passado uma mensagem de watszaap narrando o momento da prisão de Robson e Rafael, de imediato indagado pela nossa reportagem este indicou o nome e endereço da testemunha ocular o qual descobrimos se tratar de Mauro Cidrão Pedrosa.

O Sr. Mauro  nos relatou que estava a caminho do trabalho no bairro de Cumbica -  Guarulhos, sendo aquele local seu caminho diário, quando avistou logo na descida da rua as viaturas da policia, um caminhão e um carro ford fiesta parados.  
Robson do sorriso para as lágrimas
Pensou ele ser uma operação de rotina,  ou, uma barreira policial, mesmo assim seguiu em direção para pegar a Av. jacu pêssego, em direção a rodovia Ayrton Senna, uma vez que aquele caminho torna muita mais curto seu percurso.

No entanto, ao se aproximar, avistou Robson e Rafael sendo presos pelos policiais e, de imediato passou uma mensagem de watszapp para seu amigo informando da ocorrência, não parando no local por dois motivos, o primeiro por estar atrasado e como é novo na empresa busca cumprir seu horário e segundo que era visível a postura truculenta e agressiva dos policiais.

Sua Noiva chora a dor da injustiça
Porém, Mauro que conhece ambos os jovens a anos e atesta integralmente a índole de Rafael e de Robson, ficou revoltado ao chegar a noite e saber do ocorrido com os amigos e de imediato procurou a família propondo-se a testemunhar a favor dos jovens.
Não satisfeito com as provas colhidas que nitidamente comprovam a inocência dos Jovens, nossa reportagem foi ver o local onde ocorreu a abordagem e a prisão de Rafael Spinola e Robson Santana.

Verificamos que fica em frente a uma empresa de terraplanagem,  e sisualisamos que esta possuía câmeras de vídeo no alto de uma torre da administração.

um exemplo de filho e de pai
Requeremos ao proprietário se poderia nos fornecer as imagens, o que ele nos informou que as câmeras de vídeo faziam o monitoramento, mas que ha alguns dias estavam com defeito e não estavam gravando.
Porém, nos liberou para conversar com seus funcionários, onde um deles, que não quis gravar entrevista nos disse informalmente que viu o momento da abordagem, viu Robson e Rafael chorando e disparou " fiquei com dó deles, pois era visível que aqueles garotos não são bandidos".
Buscamos parar alguns veículos que transitavam por ali, para saber se alguém mais havia visto a abordagem policial, e encontrarmos uma rapaz que com medo de represália dos policiais, preferiu não se identificar e nem gravar a entrevista, mas informou que mora naquela rua um pouco acima do local dos fatos e viu toda a cena.
Rafael um pai exemplar

Ele nos contou que no momento em que ford fiesta deu seta para a esquerda para ultrapassar o caminhão, os policiais que estavam na operação de armas em punho, determinaram que estes parassem o veiculo, os jovens desceram foram revistados, em seguida o veiculo foi revistado,  enquanto o motorista do caminhão estava sentado no chão, depois de algum tempo, colocaram os jovens em uma das viaturas e saíram.


Roubo e prisão são duvidosas

Analisando o roteiro de denuncia elaborado pelos policiais que realizaram a operação, o Jornal Linguá Afiada, encontrou algumas contradições que merecem uma atenção especial.

D. Marcelina no lugar do sorriso as lagrimas
a) A primeira delas é a afirmação do motorista do caminhão que foi a vitima do suposto assalto, afirmou ele que " por volta das 08:30 horas foi abordado no Km 315  da Rodovia Regis Bitencourt, por 3 indivíduos, sendo que um estava em um veiculo Siena preto e os demais em uma moto".
Neste quesito, fica em duvida se o roubo realmente aconteceu neste horário, uma vez que, a cidade de  São lourenço da Serra fica a 117,1 km de São Miguel Paulista.

um casal apaixonado sofrendo injustiças
Em plena quarta feira, neste horário o transito da capital paulista é demasiadamente intenso, assim um caminhão que não poderia circular acima de 50 Km por hora, levaria no minimo três horas e meia, e por tanto, chegaria na região da abordagem por volta de 12:00 horas e não as 11:00.
b) Conforme o Boletim de Ocorrência, o Motorista afirmou que " foi cercado pelo veiculo siena, onde desceu um individuo armado que mandou ele ficar quieto, sendo que o garupa da moto desceu e assumiu o volante do veiculo siena (sic)....... que foi colocado no interior do veiculo siena e o outro individuo  adentrou ao caminhão onde o declarante estava e assumiu o volante, que ainda colocaram um moletom em sua cabeça".

A pergunta que não quer calar é, se eram apenas 3 os bandidos, um assumiu o volante do caminhão o outro a motocicleta, então apenas um ficou no siena com a vitima, o que contrária todos os preceitos de um tipo de sequestro mediante a roubo de carga. 

Ouvimos de alguns policiais que jamais um bandido vai ficar com uma vitima desamarrada no banco de traz do veiculo enquanto ele bandido dirige, o que coloca em duvida a veracidade dos argumentos lançados pelo motorista.

apaixonados juntaram cada centavo para o casamento
c) No momento da abordagem, o verdadeiro bandido que dirigia o caminhão, afirmou claramente que não conhecia Robson e Rafael, que estes não estavam com ele e nem o escoltando. 

No entanto os policiais se quer tiveram a preocupação de checar as informações prestadas pelos jovens, realizando por tanto, uma prisão sem qualquer prova, sem que qualquer investigação fosse realizada, encarcerando jovens inocentes, sendo que  Rafael esta a menos de uma semana deseu casamento.

d) O reconhecimento feito nas dependências do DEIC, seria obrigatório que colocassem pessoas diferentes para que a suposta vitima pudesse apontar com certeza os autores do delito.

No entanto, colocaram apenas os 3 suspeitos, e ainda, segundo o pai de Rafael e o advogado que acompanharam inicialmente, disseram que por duas vezes a vitima não reconheceu, mas somente após serem tiradas fotos no celular de um dos investigadores e gravado a voz deles, a vitima teria apontado Robson Santana, o que deixa a clara impressão de vicio no procedimento como bem explanou o criminalista e ex delegado de policia Dr. Élcio Alcobaça.

e) O ultimo questionamento que alçamos aqui, é o fato de que o Boletim de Ocorrência narra o fato dos policiais terem iniciado a operação em função de terem recebido informações da empresa de rastreamento Sascar e assim rumaram em direção ao local.

A pergunta a ser feita é:  Porque a empresa teria ligado diretamente aos policiais e não para o DEIC que é a delegacia especializada em roubos de carga? 

Teria a empresa de monitoramento algum vinculo com os policias da equipe 55 do G.O.E, a ponto fazer a denuncia diretamente a eles, ao invés de denunciarem pelo 190 ou diretamente ao DEIC?.

Essas duvidas e questionamentos devem ser averiguados e apurados com toda cautela, pois são duvidas consideráveis.


Duas família destruídas e uma noiva em desespero

Diante de todas estas prova e informações coletadas, o Língua Afiada, foi ver como se encontram as famílias dos dois rapazes. 

Encontramos uma situação desoladora, onde, dificilmente qualquer profissional de imprensa que acompanhar o caso conseguira se isentar emocionalmente. 

As vesperas do casamento noivos vêem o sonho ruir por culpa de uma ação policial
Nossa equipe durante as entrevistas foi obrigada a suspender as gravações algumas vezes por não conseguir conter as lagrimas em  ver o desespero da noiva Luana que, com todos os preparativos de seu casamento pronto, vê a possibilidade de seu sonho de casamento ser frustrado pela ação desastrosa da policia e dispara.
"A mais de um anos juntamos cada moeda de nossos salários para realizar nosso sonho e no entanto, estamos aqui perdidos. O Rafa e o amor da minha vida, ele é honesto, trabalhador e esta lá preso por algo que não fez, o único erro que ele cometeu foi  ser trabalhador, pobre e negro".

Dona Marcelina cuja as lágrimas secaram de tanto chorar, se revolta em saber que, mesmo com tantas provas da inocência de seu filho ele encontra-se encarcerado.

Emocionada,  ela clama por justiça e fez uma apelo ao secretário de segurança publica Alexandre de Moraes " que o senhor secretário tenha o mesmo empenho em apurar estes fatos, como esta tendo na chacina de Osasco, meu filho é inocente, é só levantar as câmeras de vídeo ou os locais em que esse maldito caminhão passou, ou mesmo o telefone de meu filho e verá que ele estava aqui na casa da noiva dele sonhando com o dia mais importante da vida dele seu casamento. Não pode nós cidadãos de bem ficarmos com medo da policia isso não pode", disse ela.

Já a situação dos pais de Robson Santos é ainda mais grave, visto que seu pai além de cadeirante e depender do filho para quase tudo, sofre de problemas cardíacos e, desde o dia dos fatos tem sido levado com frequência a urgência do hospital Municipal da região com picos de pressão e sintomas de infarto, em função da enorme tristeza que se encontra.

Comunidade se revolta e ameaça fazer protesto na porta da secretária de segurança publica

O pai de Rafael Spinola revoltado com a situação, deu um ultimato para ver seu filho em liberdade. Ele afirma que se até terça feira (8), seu filho não estiver em liberdade ele fará um acampamento com greve de fome na porta da secretária de segurança publica e só sairá de lá quando puder trazer seu filho para casa.

Junto com ele uma centena de vizinhos, parentes e amigos se organizam para protestar pelas redes sociais e na frente da secretária de segurança, para exigir uma apuração minuciosa desta barbárie cometida contra estes jovens.

É difícil acreditar que em pleno século XXI, numa sociedade movida pela tecnologia, a policia continue a cometer este tipo de equivoco que encarcera pessoas inocentes, pois, basta rastrear telefones, buscar imagens de vídeo e investigar com seriedade para se verificar os verdadeiros autores deste tipo de crime.

Porém, não se pode colocar toda a carga de responsabilidade apenas nos policiais, visto que estes são seres humanos e nos últimos meses, vivem uma pressão das mais absurdas para apresentarem resultados, onde o governo quer apresentar  para a sociedade números positivos, porém não fornece a estes profissionais as condições e equipamentos necessários para que possam realizar seu trabalho.

Cabe ainda ressaltar, que a policia do estado de são paulo, é uma da mais bem preparadas do país, porém, é a que tem a  pior remuneração, obrigando aos profissionais da área de segurança a trabalharem jornadas estressantes e depois ainda terem que fazer o famoso bico para complementar a renda, o que deixa estes trabalhadores exaustos e a merce de cometerem erros.

Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo