quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dia Do Psicólogo: Você sabe o significado do simbolo que representa esta categoria?


Hoje é dia dos profissionais psicólogos. Nós do blog GiGi Fala Tudo, temos o enorme prazer de homenagear estes trabalhadores(as), que tem um papel importantíssimo na história da humanidade.
Simbolo da Psicologia
Graças a estes profissionais, milhões de seres humanos são salvos a cada ano, pois, são eles os responsáveis por ajudar a encontrar a solução para os problemas provocados pela rotina estafante da sociedade moderna, como por exemplo: problemas de comportamento, depressão entre outros.

Assim, para homenagear este profissional que muitas vezes parecem mais anjos da guarda, resolvemos trazer a você caro internauta o significado do Tridente simbolo que representa a psicologia, que tem suas bases assentada no tripé formado pelo o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.

Parabéns profissionais da psicologia pelo seu dia, e o que seria de nós reles mortais se não fosse anjos da guarda como vocês.

Por: Gilberto Braw

Símbolo da Psicologia

O símbolo da psicologia é representado por um tridente, símbolo das divindades do mar, o qual representa a vigésima terceira letra do alfabeto grego denominada “Psi”. Na etimologia, o termo psicologia corresponde a união das palavras gregas “psiche”, que quer dizer alma, “sopro” (o sopro de vida ou o sopro d'alma), e “logos” que significa estudo. Assim, em outras palavras, psicologia significa o “estudo da alma”.

Tridente: Símbolo da Psicologia

O símbolo da Psicologia carrega muitas interpretações sendo representada pelo símbolo solar do tridente, e algumas vezes, é composto também de duas serpentes, que simbolizam os saberes da ciência, e dois ramos de louro que simbolizam a glória, a vitória e a homenagem. Destarte, a primeira das interpretações acerca do símbolo, afirma que cada ponta do tridente, representa o tripé das teorias ou correntes psicológicas, a saber: o comportamentalismo, a psicanálise e o humanismo.

Por conseguinte, alguns afirmam que cada extremidade desse símbolo do raio representam os relâmpagos; outros encetam que cada ponta simboliza as forças do inconsciente. Nesse sentido, vale lembrar que segundo a teoria do criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939), as três pontas do tridente representam a tríade das forças denominadas por ele de: id (inconsciente), ego (pré consciente) e super ego (consciente). Além disso, há interpretações que indicam que as três pontas do tridente simbolizam as três pulsões humanas, a saber: a sexualidade, a espiritualidade e auto conservação (alimentação).

Segunda a tradição cristã, o tridente pode simbolizar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo); e, por outro lado, é também o símbolo do castigo e da culpa representado, dessa forma, como instrumento do castigo nas mãos do Satanás. Vale lembrar que na Índia, o tridente chamado de Trishula, objeto carregado pelo Deus supremo do Hinduísmo, Shiva, Deus da energia criativa, da transformação e da destruição. Com efeito, o trishula (tridente) representa os raios simbolizando seus três papéis, ou seja, o destruidor, o criador e o preservador; ou ainda, a inércia, movimento e equilíbrio.

Poseidon e o Tridente

Analogamente à simbologia da letra grega “Psi” (alma), Poseidon (Netuno), deus das águas subterrâneas e submarinas, carregava um tridente ou arpão de três pontas e, com esse instrumento, acertava seus inimigos no coração e capturava suas almas. Além disso, sua arma de guerra quando enfiada na terra possuía o poder de criar mares calmos ou agitados e, por isso, simboliza a inconstância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo