segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Economia

Irã suspende embargo para a carne bovina in natura do Paraná

A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou hoje (24) que a Organização Veterinária do Irã comunicou, pela manhã, o fim do embargo à carne bovina in natura do Paraná. A restrição foi causada pela ocorrência, em 2012, de um caso atípico de vaca louca no estado.

O Brasil é o principal fornecedor de carne bovina para o Irã. Em 2014, exportou 61,2 mil toneladas para aquele país, no total de US$ 324,3 milhões, equivalentes a 80% das importações iranianas do produto.

Nos últimos anos, o Irã tem ampliado a produção doméstica e reduzido importações. Em 2010, o Brasil chegou a exportar 191 mil toneladas de carne bovina in natura para o mercado iraniano, mais que o triplo das vendas do ano passado.

O Irã é o quarto maior importador de carne bovina in natura brasileira. No primeiro semestre deste ano, o país importou 49,5 mil toneladas, ou 10% do total exportado pelo Brasil, atrás da Rússia (18%), de Hong Kong (18%) e do Egito (17%).

De acordo com o ministério, a Turquia também abre mercado para a carne brasileira, com a diferença de que a compra é de bovino vivo para engorda. No ano passado, a Turquia importou cerca de 50 mil bovinos vivos da Áustria, Hungria, Alemanha e Estados Unidos. Agora, pela primeira vez, também vai comprar do Brasil.

O mercado de bovino vivo não é novo para o Brasil, que, em 2014, exportou 646,7 mil cabeças, gerando receita de US$ 675 milhões. As maiores vendas foram para Venezuela (79%), Líbano (12%), Jordânia (4%) e Egito (3,5%).

Finte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo