sábado, 29 de agosto de 2015

PSTU de Diadema lembra os 75 anos sem Trotsky


O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU de Diadema, lançou em seu jornal (edição de agosto) matéria lembrando os 75 anos da morte de Leon Trotsky, grande intelectual marxista e revolucionário bolchevique.

Nós do blog GiGi Fala Tudo, tomamos a liberdade de reproduzir abaixo o texto do Jornal  do PSTU de Diadema e aproveitamos para homenagear e lembrar o aniversário de um ano de falecimento  de outro socialista, Dirceu Travesso, cofundador do PSTU e do Conlutas.

Dirceu Travesso *24.02.59 - + 16.09.2014
Dirceu era um sindicalista nato, arrojado em sua forma de organizar a classe trabalhadora. Se destacou pela combatividade, coragem, postura ética e principalmente pelo seu  jeito alegre que, além de contagiar a todos,  deixava sem argumentos os adversário políticos. 

Dirceu faleceu no dia 16.09.2014,vitima de um câncer de pulmão, após 45 dias internado no Hospital do câncer, deixando um legado de luta  e amor pela classe trabalhadora."Não há outro caminho para a classe trabalhadora a não ser o socialismo" Dirceu Travesso

Por: Gilberto Braw


75 Anos sem trotsky

No dia 20 de agosto, completou-se 75 anos do assassinato Liev Davidovich Bronstein, ou de Leon Trotsky. 

Leon Trotsky
Nasceu no dia 26 de outubro de 1879, no vilarejo ucraniano de Yanovka, Império Russo. 

Judeu, filho de camponeses médios, aderiu ao marxismo aos 19 anos. Por duas vezes foi presidente do Soviet de Petrogrado.

Era membro do Comitê Militar Revolucionário durante a Revolução Russa em outubro de 1917. Organizou e dirigiu o Exército Vermelho, cujo contingente chegou a cinco milhões de homens e mulheres, em 1920. 

Junto com Lenin, formou a III Internacional, redigindo seus principais documentos e declarações. Após a morte de Lenin, travou uma batalha política contra a burocratização do Estado Soviético e a degeneração do Partido Bolchevique.

Foi expulso da URSS, em 1927, por denunciar a fração dirigida por Stalin. Em 1938 fundou a IV Internacional.

Trotsky percorreu o mundo durante 10 anos em busca de asilo, até seu pedido ser aceito pelo governo mexicano, em 1937. 

Em 1940 foi assassinado com um golpe de picareta na cabeça por um agente stalinista. 

No hospital, antes de perder definitivamente a consciência, Trotsky pediu a seu secretário que registrasse sua última mensagem:
“ Estou próximo da morte pelo golpe de um assassino político. Ele me atingiu em minha sala, lutei com ele... nós entramos... ele me atingiu... por favor, diga a nossos amigos... estou confiante... na vitória.. da IV Internacional... adiante!” 

Após 75 anos, seu legado permanece vivo na luta e na organização da classe operária mundial.

Texto: PSTU Diadema
               Whastapp: 11 98315-5537 
              E-mail: pstu.diadema@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo