quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Justiça em Foco promove debate sobre Fim do Exame de Ordem, Bachareis mostram sua competência



 Responsive image
 Dr. Pedro Ivo Gomes da Silva Mafra e o Bacharel Vasco vasconcelos

Opinião:

O debate promovido pelo site Justiça em Foco sobre o fim do exame de ordem, contou com a participação do advogado Pedro Ivo da Silva Mafra e do bacharel Vasco Vasconcelos.


Em nossa análise, olhando pela ótica técnica jurídico/doutrinária, ambos profissionais mostraram excelente competência e capacidade argumentativa, construindo seus fundamentos de defesa em formas  inesperadas, surpreendendo pela criatividade e conhecimento.

Dr. pedro que defende a manutenção do exame, usou em sua tese a técnica criminal da " Vitimologia". Onde, a vitima atrai para si  a responsorialidade do fato e da culpa. Afirma ele que: "É notório que quem ingressou num curso de direito a partir de 1994 sabia, ou deveria saber, que após a conclusão do curso haveria de fazer o exame".


Por este prisma,  o bacharel em Direito sabia daquela regra, no entanto, mesmo tendo ciência dela,  assumiu por conta  e risco próprio fazer o curso jurídico. Assim, não poderia  o bacharel jogar no exame a responsabilidade por seu insucesso.

Usou o nobre advogado  precisão cirúrgica nos argumentos lançados com intuito de desqualificar seu oponente, atacando sua reputação e capacidade com o intuito de colocar em duvida a idoneidade, conhecimento e veracidade dos argumentos  lançados pelo adversário.

Por seu turno o bacharel Vasco Vasconcelos, na defesa do fim do exame, usou de forma brilhante uma mistura de doutrina trabalhista e constitucional.

Invocou o principio do "pró operário" ao discorrer quem é a parte mais frágil da relação, citando os miseráveis sonhadores fragilizados por uma estrutura perversa, cujo objetivo é cercear seu crescimento na escala social, mantendo-os assim na condição de  explorados, retirando deles seus direitos de cidadão, além de excluir o poder publico de suas responsabilidades.

Explorou com sabedoria os princípios constitucionais do art. 1ª entre eles a dignidade da pessoa humana e valores sociais do trabalho.

O ilustre bacharel fechou sua posição com chave de ouro, invocando os princípios constitucionais da igualdade e do exercício da profissão previsto no caput do art. 5º da CF e  inciso XIII , coroando sua fundamentação com o art. 48 da lei 9.394/96 da LDB.

Na esteira de opiniões sobre o fim do exame, apenas um ponto uniu os debatedores, ambos citaram Ruy Barbosa, um dos maiores juristas brasileiros. 

Curiosamente nosso Águia de Haia não prestou o exame de ordem, porém, foi capaz de elevar o orgulho não só de sua classe profissional,  mas de toda uma nação.

Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo