terça-feira, 4 de agosto de 2015

GREVE DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL: JUSTIÇA PARA QUEM TRABALHA NA JUSTIÇA

Jornal Língua Afiada


Cresce a adesão á greve dos servidores do judiciário federal

 Click na imagem para assistir a entrevista com Romeu Meirelles diretor do sintrajud e a manifestação no forum Ruy Barbosa - SP.
Em greve desde junho de 2015, a paralisação dos servidores da justiça federal a cada dia ganha novas adesões, ampliando assim o movimento paredista.

Pelo que se aponta, o movimento não terminará tão cedo, caso o governo federal mantenha a postura de não negociar e, o parlamento não venha a derrubar o veto feito pela Presidente Dilma Rousseff a PLC 28/2015 que trata do reajuste dos servidores do poder judiciário federal.

A paralisação do judiciário federal  atinge todas as cidades do Brasil, paralisando as atividades da Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral e  Justiça Militar, seno que a adesão na Justiça do trabalho e na Justiça Federal já ultrapassa os 70%.

Em entrevista ao nosso Vídeo Jornal Língua Afiada, o diretor do sindicato da categoria - Sintrajud - Romeu Meirelles, disse que o sucesso da greve  ocorre pelo fato da categoria não aguenta mais a situação, uma vez que os servidores do judiciário federal estão a 9 anos sem reajuste de salário.


Para Romeu, é muito difícil para os servidores ficarem 9 anos sem reajuste, enquanto toda a cúpula do poder teve reajuste "É muito engraçado tudo que a gente esta vendo, pois todas as cupuladas do governo tiveram reajuste. A presidenta Dilma teve reajuste, ela concedeu reajuste para si própria, mas empurrou o nosso para o outro ano, ai entrou 2015 e agora diz que não tem condição de dar, então isso é um absurdo, é inadmissível", disse o sindicalista.


Magistrados apoiam a paralisação dos servidores do judiciário


Segundo o diretor do sintrajud - Romeu, os magistrados em sua grande maioria estão do lado dos servidores e apoiam a paralisação.

Um bom exemplo deste apoio, foi a declaração da  Presidente do TRT-2, desembargadora Silvia Devonald, que reiterou seu apoio à reposição salarial de servidores, durante reunião  realizada no ultimo dia 30/07 entre  ela e os representantes do Sintrajud (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo) pela segunda vez em uma semana, a fim de tratar dos efeitos da Portaria GP nº 45/2015, publicada na última segunda-feira (27).

20150730 destaque interno
reunião entre a presidente do TRT2 e sindicalistas em 30/07
Nas ocasiões, a desembargadora reiterou seu apoio ao projeto que recompõe os salários dos servidores. 

No entanto, ressaltou a preocupação em minimizar os prejuízos à população, mantendo o atendimento ao público e, sobretudo, a realização de demandas urgentes. “É claro que a obrigação do TRT é olhar para o servidor, mas precisamos também olhar para o jurisdicionado”, comentou a desembargadora.

Nesta ultima reunião, os sindicalistas entregaram a presidente do TRT2, desembargadora Silvia Devonald, uma proposta de revogação da Portaria GP 45/15, que fixava em 70% o percentual mínimo de servidores que devem trabalhar em cada unidade da Justiça Trabalhista durante a greve e a suspensão do vale alimentação e transporte aos os grevistas.


Diante do apelo dos sindicalistas  a desembargadora demonstrou sensibilidade, aceitando a  proposta da categoria sobre a criação de comissão paritária para definir os serviços essenciais e debater sobre o pagamento dos auxílios. 

A comissão será composta por três representantes da administração e três representantes da categoria, com a primeira reunião já marcada para a próxima quarta-feira 9h, sendo que nova portaria será publicada após reunião.


Apesar dos Transtornos advogados apoiam a Greve dos Servidores do Judiciário Federal

Apesar dos transtornos causados pela paralisação dos servidores do judiciário trabalhista, a maioria dos advogados se manifestam em apoio a paralisação e as reivindicações dos trabalhadores.

Dr. Paulo Henrique Toniol
Para o advogado Dr. Paulo Henrique Toniol da Toniol advocacia que apesar de ter seu escritório na Av, Navarro de Andrade, 306 - cidade de Santa Fé do Sul interior de SP -Fone (17) 3631-0773, atua em inúmeros processos na capital paulista contra Fundações Publicas, em especial, contra a Fundação Casa.

Para o Dr. Toniol, a adesão quase que unanime na justiça do trabalho, vem causando transtornos aos advogados, visto que muitos dos jurisdicionados que ele representa necessitam ingressar de forma urgente com cautelares inominadas com pedido de liminar, que visam impedir  o trabalhador de sofrer prejuízos irreversíveis.

Dr. Toniol cita como exemplos o caso de reintegrações de servidores demitidos adoecidos, ou, como nos casos da Fundação Casa, que vem fazendo transferência de servidores de local de trabalho colocando a vida  e a integridade física daqueles trabalhadores em risco. Assim segundo ele, os advogados acabam tendo dificuldade de protocolar as petições, uma vez que os serviços de distribuição não estão funcionando.

" Os transtornos causados pela greve são imensos, porém contam os servidores do judiciário com nosso apoio, pois é inadmissível que um trabalhador fique nove anos sem reajuste e o governo ainda se recuse a negociar. A greve é o ultimo instrumento que o trabalhador tem para buscar junto ao empregador que suas reivindicações venham ser atendidas. Apesar de toda esta situação apoiamos integralmente a greve destes servidores e, esperamos que o governo tenha o bom senso em negociar e assim resolver este impasse". Disse o Dr. Paulo Henrique Toniol,


A greve continua e novas manifestações estão programadas


vários servidores ouvidos pelo Jornal Língua Afiada reafirmaram a disposição de continuarem a greve e, de acordo com o site do sindicato - Sintrajud, um calendário de mobilização está programada,.

Entre as manifestações programadas pelos trabalhadores, esta um ato nesta quarta feira 05/08 as 14 horas no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, que tem o objetivo de repudiar o veto imposto pelo governo a reposição salarial dos servidores federais.

Várias manifestações já foram feitas, com passeatas pela Av. paulista, e até um arraial de festa junina foi montado na frente do TRF/SP localizado na mesma avenida.

O certo é que, enquanto o governo continua fazendo ouvidos de mercador para as reivindicações da categoria, os trabalhadores e cidadãos de todos país que buscam rever na justiça direitos usurpados, são obrigados a aguardarem com muita paciência esta verdadeira queda de braços, onde com certeza o governo será derrotado diante da organização dos servidores e do apoio que estes começam a angariar junto aos parlamentares.

Acompanhe abaixo as imagens e videos  das manifestações realizadas pelos servidores do Judiciário em todo Brasil e o calendário de lutas.


Click no video da manifestação dos servidores públicos federais













Deputado Estadual Calos Gianazi do PSOL discursa em apoio aos servidores.


Galeria de fotos do Sintrajud das manifestações e paralisações dos servidores públicos federais
Por: Gilberto Braw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por acessar nosso blog, seja bem vindo, cadastre-se e participe, forte abraço GiGi fala Tudo